2 de Julho – Dia Hospital

Uma homenagem às instituições e profissionais que atuam na área da Saúde, para que lembremos a importância que representam para a sociedade.
A data foi instituída pelo ex-presidente Jânio Quadros através do Decreto nº 50.871/1961, numa referência à Associação Brasileira de Hospitais criada em 2 de julho de 1948, a mais antiga entidade nacional de representação do setor hospitalar.


O mais antigo – A data também nos remete à inauguração do atual prédio da Santa Casa de Misericórdia de Santos, em 1945, pelo então presidente Getúlio Vargas. A Santa Casa de Santos é hospital mais antigo do Brasil, fundado em 1543, por Brás Cubas.


O primeiro – Extinto em 1860, o Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Olinda, em Pernambuco, inaugurado em 1540 junto com a Igreja de Nossa Senhora da Luz, foi o primeiro hospital do Brasil. Ele funcionou até 1630, quando o conjunto foi saqueado e incendiado por holandeses. Alguns anos depois, foi parcialmente reconstruído por Mauricio de Nassau (alemão contratado pela Companhia das Índias Ocidentais para governar o Brasil-holandês – a invasão holandesa durou 24 anos). De acordo com historiadores, seguiram-se administrações desastrosas e a instituição foi extinta em 1860, com a criação da Santa Casa de Misericórdia de Recife.


Nessa data, a direção da Beneficência Portuguesa de Santos, inaugurada em 21 de agosto de 1859, cumprimenta às instituições e colaboradores que trabalham para curar, cuidar, aliviar dores e sofrimentos das pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer falar conosco? Mande uma mensagem!
Fale com nossos setores
Fale com os setores através do WhatsApp