26 de abril Dia Nacional de Prevenção
e Combate à Hipertensão Arterial

26 de abril – Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, comemorado em 26 de abril, tem por objetivo conscientizar a sociedade sobre os cuidados necessários para que a pressão arterial esteja sempre equilibrada para que se tenha uma vida mais saudável.

O Ministério da Saúde destaca que um quarto da população adulta brasileira é hipertensa e chama atenção para cuidados simples que podem combater a chamada pressão alta e entre as dicas, a recomendação principal: “alimentação diversificada, redução do sal dos alimentos e atividade física” são algumas medidas que podem ser inseridas na rotina da população.

Para os especialistas os hipertensos precisam reduzir o consumo de sal, evitar temperos industrializados e dar preferência a frutas ricas em potássio, beber leite desnatado e derivados, além de optar por carnes brancas ou magras de boi e comer peixe ao menos duas vezes por semana.

Algumas recomendações

1 – Cuide da alimentação. Saladas e pratos leves, não aumentam o colesterol e são fáceis de ser preparadas em casa. Alguns alimentos liberados: queijo minas, peito de peru, requeijão light, ricota, passas, cenoura, beterraba,

2 – A prática de exercícios físicos com orientação médica, pode incluir atividades por 40 minutos, cinco vezes por semana. Se a opção for corridas e/ou caminhadas, é interessante intercalar pequenas corridas com caminhadas; também recomendável, hidroginástica ou uso de esteira e bicicleta ergométricas que auxiliam na melhora do condicionamento físico.

Atenção – os hipertensos podem se exercitar desde que apresentem exames solicitados pelo médico que são: eletrocardiogramas, testes ergométricos e exames de sangue atualizados;

3 – Não esqueçam de manter o organismo hidratado. E lembre-se que além de água, bebam sucos naturais e água de coco;

4 – Cuidado, só façam dietas com acompanhamento nutricional. Não acreditem em regimes milagrosos que prometem perda de peso em poucos dias.

5 – Não deixe de se alimentar, para evitar hipoglicemia (perda de açúcar no sangue).

(Fonte: Ministério da Saúde)

Quer falar conosco? Mande uma mensagem!
Fale com nossos setores
Fale com os setores através do WhatsApp