A Beneficência e o Outubro Rosa

Em se tratando de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, na Beneficência Portuguesa, todo dia é dia de alertar as mulheres e a sociedade. Em outras palavras, na Instituição, Outubro Rosa acontece o ano inteiro.

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização, cuja mobilização objetiva   disseminar dados sobre prevenção e ressaltar a importância dos cuidados para com a saúde, além de chamar atenção sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, na luta pela cura.

Na Beneficência, especialmente nos Serviços de Quimioterapia e Radioterapia,  a palavra de ordem está no encorajamento às mulheres para a realização de exames para a detecção ou não da doença.

Oncologistas ressaltam que grande parte dos casos de câncer de mama podem ser detectados em fases iniciais, fator que aumenta as chances de tratamento e cura. O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Com o diagnóstico precoce as chances de cura chegam a 95% dos casos. 

        Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade a incidência do câncer de mama cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Em qualquer idade, as chances de cura chegam a 95% dos casos quando o tumor é detectado no início.

 Prevenção – Médicos orientam que o autoexame das mamas não substitui o exame clínico, mas não deve ser ignorado pelas mulheres, uma vez que esta prática ajuda a conhecer o próprio corpo e a identificar mudanças. Assim, o exame médico continua sendo uma necessidade para a preservação da saúde e prevenção às doenças no geral.

       Orienta o Ministério da Saúde, que a característica mais comum da doença é o surgimento de nódulo nas mamas ou axilas geralmente indolor. Além disso, a paciente pode apresentar outros sinais menos frequentes como:

.Inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo)

.Edema (inchaço) da pele

.Eritema (vermelhidão) na pele

.Inversão do mamilo

.Assimetria das mamas

.Espessamento ou retração da pele ou do mamilo

.Secreção pelos mamilos

.Inchaço do braço

.Dor na mama ou mamilo

      De acordo com o órgão, estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. 

       Um levantamento feito por instituições brasileiras e americanas, em parceria com o Ministério da Saúde, aponta que 12% das mortes causadas pela doença no Brasil poderiam ser evitadas caso as mulheres praticassem atividades físicas regularmente.

        Por isso, atenção, apenas o autoexame não basta, além de atividade física e alimentação balanceada entre outros, a consulta médica é essencial para a realização de exames específicos, com periodicidade de acordo com a idade e histórico familiar da paciente.

       Lembrem-se – Embora raro, o câncer de mama também acomete homens,  representando menos de 1% do total de casos da doença. 

(Fontes: Beneficência Portuguesa/Ministério da Saúde/Instituto Nacional do Câncer e Organização Mundial da Saúde) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer falar conosco? Mande uma mensagem!
Fale com nossos setores
Fale com os setores através do WhatsApp