A importância dos cuidados com a saúde do homem

     A importância dos cuidados com a saúde do homem parece passar desapercebida por grande parte da população masculina  que tende a buscar por consultas médicas e exames somente quando apresentam sintomas. 

        Duas palestras foram realizadas na quarta-feira (24), dentro da programação “Novembro Azul” na Beneficência Portuguesa”. A primeira sobre a saúde do homem e a segunda, a importância da participação da mulher nos tratamentos médicos a que os homens são submetidos, em especial no acompanhamento dos que são atendidos no Serviço de Oncologia.

        A importância do homem –  Lembrando que a campanha internacional Novembro Azul busca a conscientização a respeito do câncer de próstata e da saúde masculina no geral, a palestra “A importância do homem” ministrada pelo cardiologista Leonardo Augusto Silveira abordou a resistência cultural do público masculino com relação aos cuidados com a própria saúde e as consequências desse tipo de comportamento. 

       Numa abordagem diferente, associando a saúde do homem não apenas ao seu bem estar, mas também ao da família, o cardiologista Leonardo Augusto, do Grupo AngioCorpore, começou falando sobre a importância do diagnóstico precoce para tratamento e busca pela cura para qualquer tipo de doença.

       “Mas para que isso (diagnóstico precoce) aconteça o homem tem que se cuidar porque o impacto da doença afeta, inclusive,  a saúde da família. As mulheres dão mais atenção ao cuidado pessoal, especialmente à saúde. 

        No consultório atendo famílias inteiras, mas o primeiro contato é da mulher que em seguida leva os filhos e o marido. Raízes culturais passam valores de que o homem é mais forte, não chora, não busca auxílio e isso nos coloca na posição de risco, fazendo com que a maioria só busque cuidados médicos quando já estão adoecidos. 

       Esse conceito é o grande inimigo do homem, porque a maioria das doenças são previsíveis, como é caso das cardiovasculares. Infelizmente, atendo muitos homens com a doença já estabelecida” ressaltou o cardiologista que chamou atenção para a importância e responsabilidade da figura paterna, vista como espelho aos olhos dos filhos e a importância das mulheres que longe da fragilidade que algumas possam aparentar, “são sustentáculos para a imagem de fortaleza que os homens apresentam, principalmente por serem, em sua grande maioria, respeitando as diferenças,  as  verdadeiras fortalezas e maiores influenciadoras para que os homens cuidem da saúde” concluiu Dr. Leonardo.

         A importância da mulher –  Para a oncologista  Ana Paula Odoni, do Serviço de Oncologia da Beneficência Portuguesa, o papel da mulher durante o tratamento do homem é fundamental. “O hábito da prevenção ainda não faz parte da rotina masculina e quando adoece e principalmente  diagnosticado  com um câncer de próstata, o apoio da mulher  é de estrema importância” disse a oncologista.

           O apoio da mulher acolhendo, orientando o homem durante o tratamento tem um efeito muito significativo na conduta do paciente em todas as fases da terapia, ressaltou a especialista que discorreu sobre os diferentes tratamentos, em especial quimioterapia e radioterapia e seus efeitos colaterais. 

          “Desde os sintomas,  consulta médica, exames, diagnóstico, tratamento e efeitos colaterais, o envolvimento da mulher faz a diferença. A impotência sexual é uma das principais preocupações dos homens com câncer de próstata e isso ocorre por diversos fatores, mas a equipe médica atenta iniciará um protocolo de reabilitação da função sexual. Hoje, tem tratamento, de medicamentos orais e injetáveis a uso de dispositivos para a reabilitação da função erétil e tudo isso envolvendo acompanhamento psicológico” esclareceu Dra. Ana Paula que respondeu a várias perguntas da plateia que registrou entre os presentes, o presidente da Beneficência, Ademir Pestana e o diretor financeiro Carlos Alberto Limas

As ações seguintes do “Novembro Azul” na Beneficência Portuguesa: dia 25: Dia de Beleza Masculina; 26: Futebol Solidário – Médicos X Pacientes e dia 29: Encerramento com música e entrega de troféus e medalhas (Confiram algumas  fotos do evento)


Ademir Pestana

Dr. Leonardo Augusto Silveira

Dra. Ana Paula Odoni

Carlos Alberto Limas e Dr. Leonardo

Carlos Alberto Limas e Dra. Ana Paula

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer falar conosco? Mande uma mensagem!
Fale com nossos setores
Fale com os setores através do WhatsApp