A vacina chegou.

Medidas de prevenção e controle da Covid-19 salvam vidas!

Iniciada nesta quarta-feira (20), a vacinação contra a Covid-19 em Santos, não significa que as medidas de prevenção e controle de infecção devam ser abandonadas, muito pelo contrário, devem ser reforçadas porque a vacina é um instrumento de defesa contra a infecção para evitar ou reduzir ao máximo a transmissão da doença.

A erradicação da covid-19 como de qualquer outra doença requer mais que iniciativas científicas. Envolve esforços políticos, econômicos e sociais e naturalmente, cooperação internacional, além da participação e comprometimento da população em geral.

Como a pandemia provocada por essa nova doença, a covid-19, a exemplo de outras tantas não acaba com a chegada da vacina, a Beneficência Portuguesa de Santos reforça as medidas de prevenção e controle de infecção, conforme determinam os protocolos desenvolvidos na Instituição pela equipe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

O cumprimento das exigências dos rígidos protocolos em vigor no hospital tem por objetivo propiciar o máximo de segurança para evitar ou reduzir de forma extremada a transmissão do novo coronavírus (SARS-CoV-2).

Graças a efetivação dessas normas que desde 11 de fevereiro vem sendo alteradas de acordo com o quadro evolutivo da covid-19, a Beneficência, apesar de registrar o adoecimento de colaboradores de diferentes setores, tem enaltecido o retorno de cada um deles às atividades laborais após tratamento que em alguns casos incluiu internação.

E para celebrar o dia a dia de trabalho de todas as equipes do hospital é que as diretorias Executiva, Técnica e Clínica ressaltam a importância de cumprimento dos protocolos que preconizam entre outras ações:

– Fluxo de atendimento ao paciente suspeito ou confirmado de covid;

– Recomendações internas para atendimento aos pacientes com suspeita ou confirmado;

– Orientações de uso adequado de EPI’S para “paramentação” e a “desparamentação” dos profissionais assistenciais;

– Recomendação de isolamento social ou domiciliar para pacientes;

– Plano contingencial para enfrentamento da covid;

E, naturalmente, reforçam as medidas de prevenção e controle de infecção para que a Beneficência possa continuar celebrando a vida de cada um dos colaboradores. Por isso aa recomendações básicas:

– Lavar regularmente as mãos e utilizar álcool em gel (70%);

– Utilização de máscaras;

– Ao tossir e espirrar, utilizar lenços de papel para evitar que as secreções sejam eliminadas no ar;

– Distanciamento e isolamento social;

– Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer falar conosco? Mande uma mensagem!
Fale com nossos setores
Fale com os setores através do WhatsApp