A Vila mais famosa do mundo completa 103 anos

A Vila mais famosa do mundo completa 103 anos

A Beneficência Portuguesa é uma das referências da Vila Belmiro, a vila mais famosa do mundo, que completa nesta quinta-feira (14), 103 anos.

Vila BelmiroConhecido no mundo todo por abrigar o Santos Futebol Clube, o bairro Vila Belmiro apesar de concentrar multidões durante os jogos do Peixe, ainda mantém o sossego das cidades do interior, com muitos sobrados, prédios e casarios das décadas de 30 e 40. Casas com porta de entrada na calçada ainda são comuns no bairro, cujo nome é uma homenagem a Belmiro Ribeiro de Moraes e Silva – segundo prefeito eleito na cidade pelo voto popular, de 1911 a 1914. O bairro é delimitado pela Av. Senador Pinheiro Machado, Rua Joaquim Távora, Av. Ana Costa e Rua Carvalho de Mendonça.

Image 101Situada na Av. Bernardino de Campos, 47, desde 1926, quando foi inaugurado a segunda e atual sede da instituição, a Sociedade Portuguesa de Beneficência oferece à população uma série de serviços na área da Saúde, desde atendimento de emergência (Pronto Socorro) à internação, passando por procedimentos de alta complexidade, nas mais diferentes especialidades médicas.

Fundada por um grupo de portugueses liderados por José Joaquim de Souza Airam Martins em 1859, a Beneficência Portuguesa tinha por objetivo dar assistência aos portugueses que chegavam a Santos em busca de uma vida melhor. Devido as várias epidemias que assolavam a região, especialmente o Porto de Santos, surgiu a necessidade de um hospital.Construída então a primeira sede do Hospital Portuguesa de Beneficência de Santos, no bairro do Paquetá, inaugurado em 6 de janeiro de 1878.

FACHADA 2Quarenta e quatro anos depois, devido a insalubridade da região do Paquetá e das obras de expansão do porto, a necessidade de um novo local para abrigar o hospital. Em 5 de outubro de 1922, era lançada a pedra fundação da nova sede, na Av. Bernardino de Campos, 47, em extensa área entre as ruas Joaquim Távora e Monsenhor Paula Rodrigues. O novo prédio, um dos mais representativos do século XX, foi inaugurado em 1º de dezembro de 1926 e hoje abriga o complexo hospitalar formado pelos Hospitais Santo Antônio e Santa Clara.

Texto: Assessoria de Imprensa – SPB
Fotos: Divulgação

Quer falar conosco? Mande uma mensagem!
Fale com nossos setores
Fale com os setores através do WhatsApp