Agência Transfusional

Concentrado de plaquetas

       O Concentrado de Plaquetas é um hemocomponente derivado da centrifugação de uma bolsa de sangue total. Tem um volume final aproximado de 50 ml e é conservado em agitação contínua e a temperatura entre 20-24°C.

      Indicação terapêutica – A biomédica Elis Rogéria Rodrigues de Souza Pilares, da Agência Transfusional da Sociedade Portuguesa de Beneficência, explica que “o concentrado de plaquetas é necessário para pacientes com sangramentos com contagens de plaquetas inferiores a 50.000/mm3 ou portadores de disfunção plaquetária. Também pode ser utilizado como medida preventiva de sangramento em casos de procedimentos invasivos para pacientes com baixa contagem ou disfunção plaquetária”.  A biomédica ressalta que a validade do concentrado de plaquetas é em torno de 5 dias.

Importância da doação de sangue –  Uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas, pois o material coletado é separado em diferentes hemocomponentes, entre eles o concentrado de plaquetas, e cada paciente recebe a parte que seu organismo precisa (concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma ou crioprecipitado)  que podem ser utilizados em diversas situações. Com isso evidenciamos mais uma vez a importância da doação de sangue que não pode ficar restrita às campanhas, afinal sangue doado nunca sobra. (Ilustração: Divulgação)

2 comentários em “Agência Transfusional”

  1. Aide luciana dal ben Francellin

    Eu acabo de me formar no curso técnico em hemo terapia pelo senac gostaria de trabalhar com vcs na Agência transfusional como posso enviar meu curriculo

    1. Administrador SPB

      Boa tarde Aide,

      Agradecemos o seu interesse em trabalhar conosco.

      Para envio de currículo, encaminhe o mesmo em anexo para recrutamento@spb.org.br ou pelo site http://trabalheconosco.spb.org.br/

      Os currículos enviados através de nosso site ou pelo e-mail ficam em um banco de dados e são sempre visualizados, obtendo retorno conforme a necessidade de cada setor.

      Atenciosamente,

      Equipe de Mídias Sociais
      Sociedade Portuguesa de Beneficência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer falar conosco? Mande uma mensagem!
Fale com nossos setores
Fale com os setores através do WhatsApp