Aproveite o Reinado de Momo com moderação

Aproveite o Reinado de Momo com moderação para ter um ano inteiro de rei e rainha

Carnaval é uma das festas mais aguardadas do ano. Muita gente põe o pé na estrada para passar o período de folia fora de sua cidade, para descansar ou mesmo para curtir a festa noutro lugar. Se vai passar o período de carnaval fora ou não, o importante é ter em mente que atenção e moderação devem ser redobradas para que sua festa seja segura e saudável.

Neste período é comum as pessoas deixarem de lado medidas simples, mas eficazes de saúde e segurança, como alimentação e cuidados para evitar acidentes. Os abusos do consumo de álcool e drogas nessa época estão entre as principais causas de acidentes e outras consequências.

Cristiane Perez Diz
Cristiane Perez Diz

A médica Cristiane Perez Diz, da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos, dá dicas para um Carnaval saudável:

1- Se for dirigir, não beba. Se beber, não dirija
A frase inúmeras vezes repetidas, ainda não foi assimilada como se pretende. Como todos sabem, a bebida altera a visão, noção de distância e reflexos, porque o álcool atua como um estimulante e provoca sensação de excitação no nosso corpo e compromete significativamente as habilidades do motorista. A bebida alcóolica pode ainda levar a uma grande desidratação e piora ainda mais o nível de consciência de cada indivíduo. Lembre-se: nunca faça a ingestão de bebida alcóolica de estômago vazio. O consumo máximo diário preconizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é de duas doses para homens e uma para mulheres. Uma dose equivale a uma lata de cerveja ou um copo de batida. Quem eventualmente exagerar na bebida alcoólica deve, necessariamente, eliminar alimentos gordurosos para não sobrecarregar o fígado. O órgão é responsável por metabolizar as toxinas do álcool.

2 – Beba água
Em meio a agitação da festa, mais que em qualquer ocasião, o corpo precisa de hidratação. Os foliões perdem muito líquido. Aliado ao agito, as altas temperaturas favorecem a desidratação. A ingestão de água e sucos é fundamental para que organismo funcione bem e fique hidratado. Deve-se manter o corpo hidratado com sucos de frutas, água de côco ou água, pois além de estar ingerindo líquidos está suprindo a falta de minerais, que são extremamente importantes para repor as perdas do suor excessivo. Dê preferência aos sucos ao invés de refrigerantes.

3 – Cuide da alimentação
Assim como a ingestão de água, a alimentação acaba ficando de lado e problemas como diarréia, vômito e má digestão podem surgir. A troca de uma alimentação saudável por salgadinhos e/ou refeições improvisadas e em qualquer lugar, são inimigos da saúde e podem transformar sua festa em desastre. Mantenha uma alimentação equilibrada com frutas, verduras e carnes magras. Assim, você fica saudável e não perde nenhum dia de festa. Alimentos ricos em gordura (carnes gordas e frituras), temperos prontos, molhos gordurosos (o branco, por exemplo) devem ser evitados. A Drª Cristiane Diz explica que estes alimentos são de lenta digestão e podem causar desconfortos intestinais, que é tudo o que o folião não quer ter nesses dias. O excesso de sal também deve ser evitado para não causar a retenção de líquidos.

Para não desperdiçar tempo na cozinha, o folião pode apostar em pratos rápidos em versões saudáveis. O lanche, por exemplo, pode ser preparado com pão integral, queijo cremoso magro, peito de peru (substituível por rosbife magro), folhas de alface, fatias de tomate e cenoura ralada.

Outro lanche prático e energético é a salada de frutas salpicada com granola, quinua em flocos, grãos de chia e iogurte batido com mel e canela. Quem busca uma refeição, efetivamente, pode optar ainda por massa integral com molho de tomate fresco, ervilhas, brócolis e iscas de peito de frango.

Alguns hábitos devem ser adquiridos:

– Beber muito líquido durante a festa;

– Comer a cada três horas;

– Ingerir pequenas porções em várias refeições diárias;

– Evitar carnes e lanches gordurosos;

– Não ficar sem comer para emagrecer;

– Tenha à mão barras de cereais;

– Não coma em lugares sem higiene adequada, evitando assim possíveis infecções intestinais;

– Se for beber álcool, intercale água ou suco de fruta entre um gole e outro;

– Mantenha o estômago com algum alimento, mas não exagere.

4 – Não esqueça o protetor solar
O Carnaval acontece em pleno verão. A folia, os dias quentes, convidam a ficar mais tempo na praia, nas ruas… Por isso, redobrar cuidados com a pele é tão importante quanto os cuidados com a alimentação. Assim, o uso de protetor solar é indispensável para proteger a pele e evitar o envelhecimento precoce. O uso de bonés, chapéus e viseira é recomendável.

Lembre-se: O protetor solar precisa de um tempo para agir. Por isso recomenda-se passá-lo 30 minutos antes de sair de casa. Se for à praia repasse-o a cada uma hora, ou sempre que sair da água.

5 – Frutas cítricas mancham
Fiquem atentos para este lembrete: algumas frutas e produtos de beleza podem provocar alergias e manchas na pele. Assim, evite manusear alimentos como limão, figo e frutas cítricas, muito utilizadas em bebidas.

6 – Use camisinha em todas as relações sexuais
Não se iluda. Mesmo que o amor de Carnaval não acabe na quarta-feira de Cinzas, não abra mão de preservativos. Leve-os no bolso ou na bolsa e se proteja contra doenças sexualmente transmissíveis, como AIDS, Sífilis, e outras.

Lembre-se: “O Carnaval dura apenas 4 dias, ao contrário de uma vida inteira pela frente”

Texto: Assessoria de Imprensa – Noemi Francesca de Macedo
Foto: Divulgação.