Atores santistas nascidos na Beneficência fazem sucesso na TV

Atores santistas nascidos na Beneficência fazem sucesso na TV

Há dois meses, de segunda a sábado, a partir das 21h, grande número de aparelhos de televisão estão ‘ligados’ na novela “Em Família” da TV Globo.

Magrini e Baskerville em cena

Magrini e Baskerville em cena

E o que a Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos tem a ver com isso?

 

Muita coisa, afinal foi em sua antiga maternidade (2º C) que nasceram no mesmo ano, mesmo mês, apenas com um dia de diferença, dois grandes destaques da primeira fase telenovela “Em Família”. Estamos falando dos atores Nelson Baskerville e Oscar Magrini, respectivamente, Ramiro e Itamar, irmãos, pais de Helena (Julia Lemmertz) e Laerte (Gabriel Braga Nunes), os protagonistas da trama de Manoel Carlos.

Magrini e Baskerville - interpretaram Ramiro e Itamar

Magrini e Baskerville – interpretaram Ramiro e Itamar

Internadas quase que ao mesmo tempo, Gladys Baskerville Hierardi e Irene Carvalho Magrini, mães de Baskerville e de Magrini, respectivamente, deram entrada na maternidade da Beneficência Portuguesa quase que ao mesmo tempo.

Nelson Antônio Baskerville Ierardi nasceu em 1º de setembro de 1961 e Oscar Magrini, no dia seguinte, 02 de setembro de 1961. Por ocasião dos nascimentos, seus endereços residenciais eram: Rua República da Argentina (Baskerville) e Rua Carvalho de Mendonça (Magrini).

O começo – No final dos anos 1970, enquanto Magrini cursava a Faculdade de Educação Física, Baskerville entrava para o Grupo de Teatro Amador Farsa, frequentando também o Teatro Paroquial da Igreja São Judas Tadeu. Em 1980, Magrini, já professor de educação física e dono de uma locadora de vídeo, trabalhava como modelo fotográfico e Baskerville ingressava na Escola de Arte Dramática (EAD) da ECA/ USP, mesmo ano em que se profissionalizou pela Chaminé Produções Artísticas, de J.C. Serroni, com os espetáculos “Arlequinadas”, de José Eduardo Vendramini, e “Cinderela, Cinderela”, do mesmo autor.

Baskerville - personagem Itamar

Nelson Baskerville formou-se em 1983 pela EAD com o espetáculo “Sopa de Sonhos”, de Celso Frateschi, com direção do autor. Desde então não parou de se aperfeiçoar e ensinar a arte de representar.Professor de interpretação do Teatro-Escola Célia Helena, desde 1991 é diretor, desde 2003 da AntiKatártiKa Teatral, companhia que tem se destacado na pesquisa de linguagem teatral do pós-drama e responsável pelas importantes montagens de “17 X Nelson – O Inferno de Todos Nós” de Nelson Rodrigues. Em 2009 interpretou Leandro Machado na novela da TV Globo ‘Viver a Vida’ de Manoel Carlos. Tem dirigido vários espetáculos, se destacando em ‘Luis Antonio- Gabriela’, vencedor do APCA (A Associação Paulista dos Críticos de Arte), que foi transformada em um livro de mesmo nome em 2012. Atualmente, o santista nascido na Beneficência Portuguesa é professor de arte dramática na Escola de Atores Wolf Maya e um dos mais respeitados nomes da dramaturgia brasileira.

Ator, diretor e dramaturgo, Baskerville, escreveu uma das mais belas páginas da dramaturgia moderna ao conceber o espetáculo ‘Luis Antônio – Gabriela’ em homenagem a seu irmão mais velho, primogênito de uma família de seis filhos. No belíssimo texto, Nelson relata a saga do irmão que desde pequeno não escondia sua homossexualidade, por isso era espancado pelo pai, com o intuito de que fosse “curado”, em plena ditadura militar, ganhou a rua e num mundo totalmente diferente ao que crescera, viveu a vida como Gabriela. Transformado em livro, o texto teatral continuou rico, sofrido e apaixonante em narrativa e realidade.

 Magrini - personagem Ramiro

Magrini – personagem Ramiro

Oscar Magrini – O ator que no início dos anos 1980 já fazia figurações e comerciais, largou os negócios para investir na carreira artística. No cinema, começou em 1981, no filme ‘Os Saltimbancos Trapalhões’, depois, ‘As Aventuras de Mário Fofoca’, ‘Aguenta, Coração’, ‘Perfume de Gardênia’ e não parou mais. Na TV, Magrini começou na Rede Globo, fazendo a novela ‘Deus nos Acuda’, em 1992, na sequência ‘Mulheres de Areia’, ‘Quatro por Quatro’. Foi para o SBT onde atuou em ‘As Pupilas do Senhor Reitor’. Voltou a Globo e fez, em 1996, ‘O Rei do Gado’ e a partir daí um trabalho por ano na emissora: ‘O Amor Está no Ar’, ‘Torre de Babel’ e a minissérie ‘Dona Flor e Seus Dois Maridos’, 1999, ‘Vila Madalena’. Em 2000, ‘Marcas da Paixão’, na TV Record. Depois, Magrini foi para Portugal e fez l as novelas: ‘Ganância’ e ‘A Senhora das Águas’.

Em 2002 Magrini volta a TV Globo e participa da novela ‘Esperança’. Em 2003, no SBT, ‘Canavial de Paixões’. Outra vez na Globo, fez, em 2004, ‘Cabocla’. Em 2005, ‘Malhação’. Em 2006, ‘Sinhá Moça’. Em 2007, ‘Pé na Jaca’ e uma participação especial em ‘Paraíso Tropical’. No mesmo ano, atuou em ‘Duas Caras’. Em 2008, ‘Negócio da China’. E, em 2009, fez os capítulos finais da novela ‘Paraíso’.

No teatro, estreou em 1990 com o texto ‘Uma Ilha para Três’. Fez, entre outras peças, ‘Isadora Duncan – é Dançando que a Gente Aprende’. Em 2010, esteve em cartaz com a peça ‘Escola de Mulheres’.

Em janeiro passado, Magrini, pela terceira vez, interpretou Martim Afonso, fundador da primeira Vila do Brasil (São Vicente), no maior espetáculo teatral em areia de praia do mundo “Encenação da Fundação da Vila de São Vicente”.

– Os registros de internação das mães de Baskerville e de Magrini na Beneficência Portuguesa estão no livro “Registro de Doentes” nº 38 que corresponde à entrada de pacientes no Hospital Santo Antônio no período de 14 de agosto de 1960 a 17 de novembro de 1961.

Redação: Noemi Macedo (Assessora de Imprensa)
Colaborou na pesquisa: Wanderlei de Aguiar Caldeira (Arquivo/SPB)
Fotos: Divulgação

Quer falar conosco? Mande uma mensagem!
Fale com nossos setores
Fale com os setores através do WhatsApp