Beneficência cria novos setores e presta homenagens

Com o objetivo de oferecer maior conforto e privacidade aos médicos que atendem no Centro Cirúrgico e pacientes agendados para cirurgias, a Sociedade Portuguesa de Beneficência inaugurou na manhã desta segunda-feira (10), dois novos setores: o Repouso Médico “Dr. Pedro Eduardo Daher” e o Consultório de Anestesiologia e Clínica Médica “Conselheiro Geraldo Pequeno Vital”.

Com a nomeação desses novos setores, a Beneficência presta homenagem póstuma a dois saudosos colaboradores da Instituição, o ex-diretor clínico Dr. Pedro Eduardo Daher e o ex- Conselheiro Geraldo Pequeno Vital.

Para o presidente da Beneficência, Ademir Pestana, a homenagem nada mais é que o reconhecimento da importância da trajetória do médico e do conselheiro ao longo de anos, cada um a seu modo, contribuindo para com o crescimento do hospital como um todo, visando o maior e o melhor atendimento na área médica hospitalar.

Humanização – Todos que tiveram a oportunidade de trabalhar com cirurgião geral Pedro Eduardo Daher são unânimes em afirmar que muito antes da popularização da humanização nos mais diferentes setores da sociedade, ele já a praticava no dia a dia.

Dr. Daher não dizia não a qualquer solicitação, independentemente do horário. Dificilmente deixava alguém sem resposta, fosse paciente ou acompanhante, muito menos colegas. A sua dedicação aos pacientes, à Medicina e ao hospital era comovente. Essa homenagem mais que justa é uma das formas ter seu nome sempre lembrado” disse Ademir Pestana.

Emocionado, Dr. Mario da Costa Cardoso Filho, Diretor Técnico da Beneficência ressaltou o humanismo como uma das características do homenageado:

 “É muito fácil falar do Daher porque o tenho como exemplo, assim como tenho o Dr. Luiz Alberto Barreto, aqui presente, que também foi seu colega. Ele resolvia a doença como poucos, mas acima disso colocava o ser humano. Sua preocupação para com o paciente, cuja doença resolvia na cirurgia, ia além do procedimento cirúrgico. Se preocupava com estado emocional do paciente e deixava claro que sua vida era nessas paredes, no hospital. Ele honrou a profissão”, relatou o diretor técnico em sua saudação.

Dr. Pedro Eduardo Daher, cirurgião geral, ginecologista e obstetra, além de Diretor Clínico, também integrou a Comissão Ética Médica da entidade. Morreu em 13 de janeiro de 2010.

Conciliador – Indicar o Consultório de Anestesiologia e Clínica Médica pelo nome “Conselheiro Geraldo Pequeno Vital” foi a forma que a diretoria da Beneficência Portuguesa encontrou para homenagear o ex- conselheiro, falecido em novembro de 2017.

Tratado carinhosamente por Geraldinho, o ex-conselheiro Geraldo Pequeno Vital, constantemente lembrado pela assiduidade e pelo semblante tranquilo, é uma das recordações sempre presentes no dia a dia da Administração da Beneficência. Sócio Benemérito, Geraldinho, como disse o presidente Ademir Pestana, ainda é muito presente pelo que colaboração contínua que deu à instituição, não apenas como conselheiro que foi, mas como um apaixonado pelo hospital.

“Dar seu nome a um setor tão importante como o Consultório de Anestesiologia é reconhecer a valorização que ele sempre demonstrou para com a Beneficência e seus médicos. Sempre disposto a ajudar, Geraldinho que durante anos aqui esteve diariamente, será lembrado para sempre por ter sido um conciliador e um incentivador visando sempre o melhor para a Beneficência, – a mais que centenária – como a ela se referia” discursou o presidente.

Presente à homenagem, juntamente com outros familiares, a viúva Marilena Alves Vital, também conselheira da Beneficência, bastante emocionada agradeceu a homenagem, dizendo “onde ele estiver, com certeza estará feliz porque essa era sua casa”.

Entre os presentes, além de diretores e colaboradores da instituição hospitalar, familiares e amigos dos homenageados.

(Fotos: SPB)

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer falar conosco? Mande uma mensagem!
Fale com nossos setores
Fale com os setores através do WhatsApp