Beneficência e Casa de Saúde, juntas,
na Prevenção de Acidentes de Trabalho

Beneficência e Casa de Saúde, juntas, na Prevenção de Acidentes de Trabalho

A Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos e a Casa de Saúde de Santos realizaram a Sipat – Semana Integrada de Prevenção de Acidentes de Trabalho , numa parceria cujos objetivos foram: atualização, orientação e troca de experiência dos profissionais com relação à segurança no trabalho.

Com abertura e encerramento na Beneficência (dias 16 e 19), o evento reuniu representantes dos dois hospitais que assistiram a três palestras, todas relacionadas à prevenção a acidentes em todos os ambientes, especialmente o de trabalho para que os funcionários tenham, não apenas qualidade de vida, mas condições de desenvolver melhor suas atividades.

A abertura realizada pelo presidente da Beneficência Portuguesa, Ademir Pestana que enfocou as transformações no trabalho em instituições hospitalares, afirmando que a responsabilidade de todos nós (funcionários, direção e governo), conforme legislação trabalhista. Ademir enalteceu a função do SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho e da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes dos dois hospitais pela organização e pela árdua tarefa para conscientizar os colegas de trabalho sobre a importância da prevenção.

Durante dois dias (17 e 18), a programação aconteceu no auditório da Casa de Saúde, com as palestras: “Stress Mocinho ou Vilão”, por Wilson José Rosa e “Câncer X Nutrição”, pelos palestrantes Rafael Occhiuto e Priscila Magalhães.

No encerramento, dia 19, a enfermeira Elizabeth Galvão, professora de Enfermagem na Unip e doutoranda em Ciências pela USP, fez a palestra “Motivação”, abordando estágios, sintomas do estresse que desencadeia uma série de problemas, inclusive, doenças como depressão e tratamentos.