Beneficência implanta novo conceito de CTI na região

Beneficência implanta novo conceito de CTI na região

 

Beneficência inaugura unidade de tratamento intensivo com acomodações que possibilitam a
presença de acompanhante durante todo o atendimento
 

A Sociedade Portuguesa de Beneficência inaugurou nesta quarta-feira, 1º de abril, as novas instalações do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) Cardiológico “Dr. Arthur Domingues Pinto” e da Hemodinâmica “Prof. Dr. Francisco Cardoso Barbalho Neto”, da Angio Corpore.

A Beneficência Portuguesa de Santos é o primeiro hospital da Baixada Santista a disponibilizar de um Centro de Tratamento Intensivo (CTI) Cardiológico com acomodações individuais (apartamento) com direito a acompanhante. O objetivo segundo o presidente da Beneficência, Ademir Pestana e o cardiologista Philipe Saccab, é deixar o paciente junto aos familiares o que comprovadamente auxilia na resposta mais favorável ao tratamento. Esse novo conceito de atendimento em unidade de tratamento intensivo já vem sendo usado em alguns hospitais da capital paulista com retorno sempre benéfico.

O funcionamento da CTI no mesmo andar que o Serviço de Hemodinâmica da Clínica Angio Corpore, é mais um facilitador no atendimento da unidade de terapia intensiva, cujo paciente não precisa ser deslocado para outros andares quando da necessidade de exames.

Inaugurado em agosto de 2012, o CTI “Arthur Domingues Pinto”, funcionava no andar térreo do Hospital Santa Clara com acomodações (boxes) típicas desse tipo de unidade, hoje em novas instalações, dispõe em sua retaguarda de serviço de Ultrassom, de Hemodinâmica , Ecocardiografia, Cintilografia Miocárdica, Tomografia e Patologia Clínica.

A unidade equipada com tecnologia de ponta, disponibiliza 10 leitos, sendo 6 apartamentos (com estrutura para um acompanhante) e 4 leitos comuns de UTI, e possibilita também ao médico, acompanhar a evolução do paciente ou discutir seu estado clínico com outros profissionais da área à distância pelo smartphone em mais uma forma de cercar o paciente de cuidados, podendo acompanhá-lo mesmo distante da central de monitoramento diuturna do setor.

Humanização – O cardiologista Philipe Saccab, falou sobre a importância de um Centro de Tratamento Intensivo com retaguarda da hemodinâmica no mesmo andar, bem como a busca pelo aperfeiçoamento da humanização no tratamento e a utilização de equipamentos de última geração, formando um conjunto com o objetivo único de salva vidas.

Emoção –O presidente do Conselho Consultivo da Beneficência, Arthur Domingues Pinto Filho, agradeceu emocionado mais uma homenagem a seu pai, o médico Arthur Domingo Pinto, que em 1948, realizou em Santos, a primeira cirurgia cardíaca na América Latina, projetando o nome do Brasil internacionalmente.

Parceria I –“A iniciativa da Beneficência em possibilitar essa unidade e implantar aqui na região, um novo conceito de atendimento mais humanizado aos pacientes em UTI que podem ter o conforto de um familiar ao seu lado ajudando na recuperação, precisa ser exaltado, como também a parceria da Instituição com a Secretaria Municipal de Saúde de Santos, possibilitando a ampliação do atendimento a pacientes do SUS neste hospital”, disse o diretor técnico da Beneficência, Dr. Mário da Costa Cardoso Filho.

Parceria II – – O presidente Ademir Pestana fez um breve histórico do CTI “Dr. Arthur Domingues Pinto”, ressaltando o trabalho da equipe médica e de todos os demais funcionários envolvidos no setor, na busca de oferecer o melhor e mais completo atendimento, especialmente porque muitos são os pacientes encaminhados ao CTI para melhor avaliação pós exames ou por problemas que embora exijam internação no local, não os incapacitam de discernimento nem do convívio com familiares. Ademir falou também, que a medida adotada pelas prefeituras sobre parcerias com a iniciativa privada na busca de recursos, já é utilizada pelas instituições filantrópicas a longo tempo e concluiu ressaltando a parceria com a clínica Angio Corpore, responsável pelo serviço de hemodinâmica.

Parceria III – O secretário de Saúde de Santos, Dr. Marcos Calvo destacou mais esse ato da Beneficência para atender cada vez mais e melhor, considerando importante lembrar e enaltecer sempre aqueles que muito fizeram pela história da Medicina, como Dr. Arthur Domingues Pinto que dá nome ao CTI “porque eles são exemplos a serem seguidos”. O secretário falou ainda da parceria com a Beneficência que hoje disponibiliza mais de cem leitos ao SUS – Serviço Único Saúde e que novas parcerias estão sendo estudadas, concluindo que “as comemorações pelo Dia Mundial da Saúde (7 de abril) começam aqui”.

As novas instalações do CTI Cardiológico e do Serviço de Hemodinâmica ficam no 4º andar do Hospital Santa Clara. A Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos fica na Av. Bernardino de Campos, 47, Vila Belmiro – Canal 2 – Santos).

As diretorias da Beneficência e da Angio Corpore, presididas por Ademir Pestana e Marcelo Romiti, respectivamente, na inauguração das novas instalações, contaram com a presença de inúmeras pessoas, além do secretário de Saúde de Santos, Marcos Calvo, que no ato representou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, representantes da Capitania dos Portos, médicos e outros profissionais da Saúde, além de sócios da Instituição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer falar conosco? Mande uma mensagem!
Fale com nossos setores
Fale com os setores através do WhatsApp