Beneficência Portuguesa completa 156 anos

Beneficência Portuguesa completa 156 anos

O ponto alto da programação, a Missa Festina no dia 21, será
celebrada pelo Bispo Diocesano de Santos, D. Tarcísio Scaramussa.

fachada RaimundoAgosto é o mês de aniversário da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos (SPB) e para marcar os 156 anos de fundação será realizado na instituição, um ciclo de palestras sobre temas diversos, de segurança à responsabilidade de todos na preservação do patrimônio cultural, passando por lideranças organizacionais e saúde do homem . Além das palestras, serão reinauguradas as dependências do Gassa – Grupo de Ação Social Santo Antônio, um passeio ao Jardim Botânico “Chico Mendes” e a tradicional Missa Festiva, que neste ano será celebrada pelo Bispo Diocesano de Santos, D. Tarcísio Scaramussa.

Programação – A programação começa nesta quinta-feira (13)

Dia Hora Evento
13 10h Palestra “Autoconfiança, inimiga da segurança”

Palestrante: Engº Luiz Eduardo Torquato da Silva – Sesmt/SPB
Local: Centro de Estudos
Público alvo: Gerentes e terceirizados (SPB)
14 10h Palestra “Chefia e liderança para gestores e líderes organizacionais”
Palestrante: Prof. Vinicius Vaz Ferreira – Universidade Santa Cecília
Local: Centro de Estudos
Público alvo: diretoria, gerentes, supervisores com gestão de pessoal (SPB)
21 09h Missa Festiva
Celebrada por D. Tarcísio Scaramussa
Local: Capela Santo Antônio
11h Reinauguração da sede do Gassa- Grupo de Ação Social
Santo Antônio

Local: Térreo do Hospital Santo Antônio
25 10h Palestra: “Defesa do Patrimônio Cultural da Beneficência”
Palestrantes: Arquitetos do Condepasa Edson Luiz da Costa
Sampaio e Iris Geiger da Silva

Local: Salão Nobre da SPB
Público alvo: diretoria, chefias, manutenção, limpeza e terceirizados
da SPB e outros interessados
28 19h Palestra sobre Saúde do Homem
Consequência da diabetes na visão
Palestrante: Dr. Janduhy Perino Filho
Local: Salão Nobre (Av. Bernardino de Campos, 47, 1 º andar)
Público alvo: público em geral
29 10h Passeio ao Jardim Botânico “Chico Mendes”
Visita monitorada ao Mirante (observatório de aves)
Local: Rua João Fracarolli s/n, bairro Santa Maria/Santos
Público alvo: funcionários da SPB, familiares e amigos

Histórico – A Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos, fundada por um grupo de portugueses liderados por José Joaquim de Souza Airam Martins, em 21 de agosto de 1859, inicialmente com o objetivo, de dar assistência básica aos compatriotas, que chegavam ao Porto de Santos sem parentes e sem condições de subsistência.

A entidade criada oferecia entre outros auxílios, alimentação, emprego e moradia. Nove anos após a criação da entidade, devido as constantes epidemias que assolavam a região (Santos era conhecida por Porto da Morte) essa proposta foi modificada. Em virtude da necessidade de se construir um hospital. Assim, em 12 de abril de 1868, em um terreno doado no bairro do Paquetá, entre as ruas das Flores e do Rosário (atuais Ruas Amador Bueno e João Pessoa), foi iniciada a construção do primeiro hospital da Beneficência. Somente em 6 de janeiro de 1878, ou seja, dez anos depois, a obra foi inaugurada.

Em função do crescimento da cidade, em particular a região portuária, com as obras de expansão dos armazéns da Companhia Docas de Santos e a umidade do local, o bairro tornou-se inadequado ao funcionamento de um hospital, em 5 de outubro de 1922, foi lançada a pedra fundamental para a construção de um novo hospital, atual prédio do Hospital Santo Antônio, na Av. Bernardino de Campos, 47, cuja inauguração aconteceu em 6 de dezembro de 1926.

Em 1990, a Beneficência inaugurou o Hospital Santa Clara, prédio anexo ao Hospital Santo Antônio. Hoje, com amplo leque de especialidades médicas, com atendimento de alta complexidade em diversas áreas da medicina, a Beneficência Portuguesa é presidida por Ademir Pestana.

Patrimônio – Instituição filantrópica, a Sociedade Portuguesa de Beneficência tem a fachada e vários ambientes do Hospital Santo Antônio, inaugurado em 1926, tombado pelo Condepasa – Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos.

(Fotos: Raimundo Rosa/SPB)