Beneficência Portuguesa e o Bicentenário da Independência do Brasil

A Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos recebeu nesta terça-feira (6), a visita do General da Reserva do Exército de Portugal, Rui Fernando Baptista Moura que integra a comitiva que percorreu o caminho utilizado por Dom Pedro de Alcantara, um dia antes da proclamação da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822.

O General Rui Moura e sua esposa, a bibliotecária Maria João Moura, foram recebidos pela Diretoria Executiva da Beneficência presidida por Ademir Pestana e pelo presidente do Conselho Deliberativo da instituição Professor Rivaldo Rodrigues Novaes Jr. e representantes de entidades portuguesas da Cidade. Na ocasião representando o Exército Português, o militar, comandante de Doutrina e Formação da Guarda Nacional de Portugal, assinou o “Livro de Visitas Especiaes” estreado por Dom Pedro 2º (filho de Dom Pedro de Alcantara) em 1875.

Antes de deixar sua mensagem no Livro, o General Rui Moura mostrou-se emocionado ao ler os textos assinados por outros grandes nomes da história do Brasil e de Portugal, entre eles, Princesa Izabel e os aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral, que em 1922, realizaram a primeira travessia aérea do Atlântico Sul.

Trechos do texto escrito pelo visitante: “É com enorme honra e distinção que visito a Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos sendo mais orgulho ver como toda a Direção faz um trabalho notável em prol da comunidade…
…E igualmente enorme prazer que sinto feitos sócios honorários desta Sociedade tudo faremos para preservar na memória os princípios de benfeitoria dos seus Fundadores”.

Para o presidente Ademir Pestana, a visita do representante de Portugal na comitiva da Maratona Cultural Dom Pedro de Alcântara” e do Percorrido Histórico-Cultural “Caminhos da Independência”, parte das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil foi uma honra. “Nos sentimos honrados com a distinção pois sabemos quantos caminhos trilhados anteriormente por Dom Pedro I foram percorridos para que amanhã, 7 de Setembro, os 200 anos desse feito de extrema importância para o País, sejam comemorados”.

Entre os presentes à recepção ao General Rui Fernando Baptista Moura, o Coronel Elcio Rogério Secomandi, membro do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil; integrante da comitiva, Dr. José Geraldo Gomes Barbosa e a esposa Dra. Dilza Terezinha G. Barbosa; representantes de entidades portuguesas da Cidade: Comendador Vasco Frias Monteiro, pelo Centro Cultural Português; José Augusto do Rosário, presidente da Escola Portuguesa; Dr. Roberto Faria, presidente da Casa da Madeira. Presentes também, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santos, Sérgio Willians; Edson Santana do Carmo, presidente da Associação dos Combatentes de 1932 de Santos; Professor Clóvis Pimentel, do Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente e Dr. Antônio Joaquim Ferreira Leal, presidente da Associação Paulista de Medicina – Santos. Entre os diretores da Beneficência, além dos presidentes já citados, estavam Carlos Alberto Limas, Diretor Financeiro; Sra. Maria de Lourdes Santos, Diretora secretária; Dr. Mario da Costa Cardoso Filho, Diretor Técnico e ainda, o gerente médico da instituição, Dr. Feluri Melo e a conselheira Maria Lúcia Marques Henriques Moraes Coutinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer falar conosco? Mande uma mensagem!
Fale com nossos setores
Fale com os setores através do WhatsApp