Beneficência Portuguesa e Spectra Filmes apresentam
“MARTINS FONTES DE MÃO EM MÃO”

Beneficência Portuguesa e Spectra Filmes apresentam
“MARTINS FONTES DE MÃO EM MÃO”
 

Com o objetivo de tornar mais conhecidas a vida e a obra do médico e poeta santista José Martins Fontes, a Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos e a Spectra Filmes realizarão durante a Semana Martins Fontes, o projeto “Martins Fontes de Mão em Mão”. O ator Vanderlei Abrelli, caracterizado como o Doutor Zezinho Fontes, distribuirá folderes contendo poemas e uma minibiografia. Cravos vermelhos e declamação de poemas também poderão ser oferecidos às pessoas interessadas. Os locais principais destas ações serão pontos turísticos de Santos, como o Museu do Café, o Orquidário e o Aquário, além do hospital Santo Antônio da Beneficência Portuguesa, onde Martins Fontes trabalhou como médico.

O público-alvo do projeto é, preferencialmente, os visitantes e frequentadores dos pontos turísticos da cidade de Santos, pelo fato de serem considerados ideais como mediadores do conteúdo dos panfletos, que possivelmente serão levados a outras cidades, estados e países.

No projeto, o ator Vanderlei Abrelli, “viverá” o médico Martins Fontes em visita aos pontos turísticos e hospital e poderá, eventualmente, falar sobre a vida e a obra do ilustre santista às pessoas e ainda ser fotografado com elas, pois a experiência será registrada em foto e vídeo por Carlos Oliveira, para divulgação. O projeto espalhará não só poemas, mas também atenção e gentilezas, reavivando o ideal de Martins Fontes que nos deixou um legado florido de sensibilidade, amor e respeito à vida e à natureza.

O projeto foi idealizado pelo produtor audiovisual Carlos Oliveira e será desenvolvido em consonância com a Semana Martins Fontes realizada anualmente de 17 a 23 de junho, com eventos organizados pela Academia Santista de Letras com o apoio da Prefeitura Municipal.

“Martins Fontes de Mão em Mão” conta, na equipe de produção, com a colaboração de Edson Santana do Carmo, membro do Instituto Histórico de Santos e do Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente. A iniciativa tem o apoio das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semam) e de Cultura (Secult) de Santos, Gardênia Flores e da Associação Paulista de Medicina – APM Santos.

SERVIÇO

Título: Projeto “Martins Fontes de Mão em Mão”
Ação: Distribuição de fôlderes e flores, declamação de poemas.
Ator como Martins Fontes: Vanderlei Abrelli
Realização: Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos e Spectra Filmes
Locais – datas – horários:
Orquidário Municipal – dia 18/06/2016 – sábado – das 14h às 18h
Aquário Municipal – dia 19/06/2016 – domingo – das 9h às 12h
Museu do Café – 19/06/2016 – domingo – das 14h às 17h
Hospital Santo Antônio da Beneficência Portuguesa – 22/06/2016 – a partir das 14h

FOTOS

mfontes_
mfontes_2

Fotografias produzidas e tratadas por: Carlos Oliveira

mfontes_4

À esquerda, Martins Fontes. À direita, Vanderlei Abrelli.
Montagem, tratamento e arte: Carlos Oliveira.