Café com o presidente

ㅤㅤA manhã desta segunda-feira (30), foi de Café com o Presidente! O evento organizado pelo setor de Humanização da Beneficência Portuguesa, reuniu pessoas que estiveram internadas nos hospitais da instituição e que participaram do projeto Café com o Presidente (versões online e presencial). A ação objetiva maior aproximação dos pacientes com o hospital visando, no pós alta, a troca de informações e coleta de sugestões sobre atendimento, visando aprimoramento do serviço.

ㅤㅤA comunicação direta com o presidente já promoveu medidas com o objetivo de tornar a internação menos difícil pelo distanciamento dos familiares e do aconchego do lar. Alguns já se referem ao projeto como “Amigos da Beneficência”. Desde a instalação do projeto já foram realizadas 384 encontros (158 online, no auge da pandemia, e 226 cafés presenciais).

ㅤㅤO evento desta segunda-feira contou com a presença do presidente da Beneficência, Ademir Pestana, dos diretores Maria de Lourdes Santos e Carlos Alberto Limas, ainda do responsável pela Gerência Médica, Dr. Fleuri Gomes de Melo Filho, também do Dr. José Luiz Vasques Lopes, diretor técnico do Pronto Socorro. Este último foi responsável pela palestra “Pandemia e Saúde”.

Muitas histórias – Na abertura do evento, o presidente Ademir Pestana falou do aprendizado e das muitas histórias ao longo do programa. “Tem sido um aprendizado recheado de histórias e de emoção, conversas e descobertas que nunca antes pensei que pudessem acontecer. Entrar em uma casa pela primeira vez e ser recebido como alguém da família. A conversa à mesa com cafezinho e bolo, todos reunidos como se estivessem recebendo um parente que estava distante. É assim que me sinto nesses encontros que faz reforçar o verdadeiro sentido da relação familiar que a tecnologia, por mais avançada que seja não pode suplantar”.

Bolo de laranja – Enquanto Ademir falava do encantamento desses encontros onde verdades são ditas, alguns participantes não esperavam o final do discurso para aplaudir asseverando o relato, até mesmo à descoberta do orador: “… nestes encontros descobri que o bolo de laranja é o preferido dos santistas” que provocou o riso e a confirmação da plateia.

Pandemia e saúde – “Infelizmente tenho que dizer que nos últimos doze dias os casos de covid-19 começaram a aumentar na nossa cidade. Os pacientes têm procurado o Pronto Socorro com seus testes de antígenos positivados já que os laboratórios e as farmácias ao longo destes três anos conseguiram se organizar para ter esses testes de maneira mais rápida. Então é necessário dizer que precisamos voltar a repensar o uso de máscaras e termos noção de que as medidas de prevenção precisam ser mantidas pois são de suma importância nesse momento em que estamos vivendo”. Essa foram as palavras iniciais da palestra proferida pelo Diretor Técnico do PS da Beneficência, Dr. José Luiz Vasques Lopes, alertando que a covid-19 não acabou. “Embora com características diferentes de como se apresentava há um ano, ela está presente. Graças às vacinas não está tão grave quanto antes, mas não podemos descuidar. Fiquem todos atentos ao calendário de vacinação”.

ㅤㅤO médico que respondeu a várias perguntas da plateia sobre a covid-19, vacinas e sobre outras doenças, entre elas a varíola que em 1980, foi considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) erradicada mundialmente, mas que recentemente voltou a preocupar devido ao surgimento de novos casos.

Encantamento – A bailarina Gabriele Miranda que integra o voluntariado da Beneficência Portuguesa, através da dança flutuou no tema amizade desenhando na ponta dos pés indo dopilé ao jeté, a essência do tema nas composições de Milton Nascimento (Canção da América) e de Andrew Lloyd Webber e Don Black (Amigos para Sempre) gravada por diversos cantores espalhados pelo mundo. Ao final do evento os convidados vestiram, literalmente, a camisa da amizade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer falar conosco? Mande uma mensagem!
Fale com nossos setores
Fale com os setores através do WhatsApp