Campanha de prevenção e detecção de Hepatite C

Campanha de prevenção e detecção de Hepatite C

Começa nesta quinta-feira (22), a Campanha de Orientação às Hepatites Virais com Teste Rápido para Hepatite C. Hepatite C, na Beneficência Portuguesa. Inteiramente gratuita, a campanha é desenvolvida em parceria com o Grupo Esperança e acontece em dois dias, quinta e sexta-feira (22 e 23), das 9h às 16h, no Ambulatório de Especialidades, na Rua Monsenhor Paula Rodrigues, 200 (Vila Belmiro).

Considerada a maior causa de transplante de fígado, a Hepatite é uma inflamação do fígado e a do tipo C é causada por um vírus que tem ação lenta e silenciosa podendo permanecer por vários anos no organismo humano sem apresentar sintomas, o que a torna mais perigosa, pois pode evoluir para cirrose e câncer de fígado. A doença não apresenta sintomas.

Como não existe vacina para Hepatite C, o melhor é a prevenção.

O teste rápido é de triagem, sendo que para diagnóstico são necessários exames complementares, também propiciados gratuitamente.

A campanha gratuita e aberta à população integra a programação em comemoração ao aniversário de 154 anos da Beneficência Portuguesa.

Não há necessidade de jejum para a realização do teste. O resultado do teste (uma picada no dedo, pouco mais que uma gota de sangue) acontece em minutos e em caso de exame positivo, no local, profissionais especializados farão orientação e agendamento médico para tratamento.