Campanha sobre a importância da Água tem palestra nesta terça

Campanha sobre a importância da Água tem palestra nesta terça

Na reta final da campanha interna sobre a importância da água, a Sociedade Portuguesa de Beneficência, recebe nesta terça-feira-feira (17, às 10h, o presidente da ONG Amigos da Água, Miguel Scandon, para palestra sobre o tema.

lifestrawSabiamente desde os primórdios, os chineses já tinham a convicção de que tudo na Terra, incluindo nossos corpos, tem na água a razão de sua existência e sem uma reserva, a sobrevivência não é apenas duvidosa, inexiste. A Natureza tem nos avisado que a qualquer momento se não tomarmos consciência e providências, ela, a água deliciosa que aplaca a sede, que auxilia e não raro é o principal responsável pela cura de doenças, que nos banha o corpo e se permitirmos até a alma – tal como no corpo, também a água é vital para a mente e uma ligação ao espírito – pode rarear, dizem até acabar.

Como a Natureza é sábia, a campanha interna “Beba Água – uma campanha pela Saúde”, desenvolvida pela Beneficência Portuguesa, tem por objetivo reforçar o trabalho de conscientização sobre a importância desse líquido em todos os sentidos, desde a necessidade de tomar até 2,5 litros diariamente para manter a saúde à economia necessária no consumo de água – uso diário – para a realização das mais diferenciadas tarefas necessárias do dia a dia.

Filosofia chinesa – Dizem os chineses: “Sem água, nenhuma planta pode rebentar e crescer na Primavera, aflorar e desabrochar no Verão, e finalmente, ser colhida no fim do Verão”.

Na medicina chinesa, segundo o filósofo Chan Lang Jiu, a água é o elemento dominante da vida, pois tudo que se move dentro (mundo interior-corpo) e fora (mundo exterior), acontece por conta da água que tem o poder de vencer qualquer obstrução e se adaptar a todos os espaços. Em equilíbrio, a água permite responder a todas as buscas dos seres vivos. Chan Jiu afirma que a China sempre, independente de era (tempo), sempre teve na água, o básico para vida como pregava o sábio Mêncio

aguadonadavidaMilhares de anos nos separam do filósofo e sábio chinês Mêncio (370 adC – 289 adC) que defendia que o homem é por natureza bom e para isso deve desenvolver um comportamento razoável e manter ativo os quatro sentimentos, que entendia naturais, guiam o homem para a estrada boa e nessa estrada no decorrer do trabalho do filósofo, a água tem fundamental importância

Os quatro sentimentos defendidos por Mêncio
1. sentimento de compaixão
2. sentimento de vergonha
3. sentimento de respeito e modéstia
4. o sentimento do que esta bem e do que esta mal

Chan Lang Jiu, estudioso de Mêncio, garante que o sábio explicitava a importância da água a partir dos quatro sentimentos essenciais para a formação do homem bom e para sua tristeza, possivelmente por um desequilíbrio deste elemento (água), também essencial para o homem mau.

Independentemente da índole, boa ou má do ser humano, 90% do volume de nosso cérebro é composto por água, principal veículo das transmissões eletroquímicas e que a redução de somente 2% do líquido no corpo pode causar perda momentânea de memória entre outros problemas.

Estudos recentes indicam que em 80% das pessoas, beber de 8 a 10 copos de água por dia, pode aliviar significativamente muitas indisposições.

Palestra – A Sociedade Portuguesa de Beneficência desenvolve campanha interna sobre a importância da água, para incentivar as pessoas a ingerirem mais água, visando contribuir para com a própria saúde e convida para a palestra sobre a” Importância da Água”.

Dentro da programação da campanha, nesta terça-feira (17), às 10h, no Salão Nobre da Sociedade Portuguesa de Beneficência, será ministrada por Miguel Scandon, presidente da ONG Amigos da Água, palestra sobre a importância do líquido essencial à vida.

A campanha “Beba Água – uma campanha pela Saúde” prossegue até o próximo dia 22, Dia Mundial da Água.

(Fotos: Divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer falar conosco? Mande uma mensagem!
Fale com nossos setores
Fale com os setores através do WhatsApp