Câncer de Próstata – Prevenção ainda é o melhor remédio

Não basta a adoção de um único mês para prevenir sobre essa ou aquela doença. Prevenção se faz todos os dias, o ano inteiro: assim é com a campanha “Novembro Azul”, dirigida aos homens sobre a prevenção e os cuidados com relação ao câncer de próstata.

Em Santos, o Novembro Azul entrou no calendário oficial da cidade à partir da lei Municipal nº 2.938/2013, de autoria do vereador Ademir Pestana (foto).

Ademir, que também é presidente da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos, observava que a cada ano era maior o número de pessoas acometidas pela doença em busca de tratamento no Setor Oncológico do hospital.
Ouvindo médicos e pacientes, o presidente da Beneficência entendeu que enquanto vereador, deveria apresentar um projeto de lei na Câmara para dotar o município da estrutura logística para a realização de eventos voltados para a prevenção à doença, buscando esclarecer à população – especialmente aos homens – sobre a necessidade e importância da prevenção e tratamento, quando a primeira ação não fosse mais suficiente.

A lei foi aprovada pelo Executivo e à partir de 2013, a campanha tornou-se oficial e anualmente são realizadas ações pela Administração Pública para que a campanha seja levada ao maior número de pessoas, estimulando o público masculino para que realizem os exames.

Na Beneficência, o presidente Ademir Pestana participa das palestras realizadas por especialistas sobre a prevenção e cuidados para com o câncer de próstata e outras doenças masculinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *