Capitão dos Portos visita Beneficência Portuguesa

O novo comandante da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), Capitão de Mar e Guerra Robledo de Lemos Costa e Silva, visitou na manhã desta quinta-feira (9), o Hospital Beneficência Portuguesa.

 

Acompanhado do encarregado da Divisão de Saúde da Capitania, Dr. Francisco Calijuri Neto (Capitão de Mar e Guerra da Reserva) e das Tenentes Karina Souza e Roberta Goulart, Capitão Robledo foi recebido pelo presidente Ademir Pestana e demais diretores da Instituição.

 

Na ocasião, o oficial e acompanhantes conheceram um pouco da história de quase 164 anos da Beneficência e visitaram alguns setores do Hospital Santo Antônio, edifício neocolonial (tombado pelo Condepasa) que abriga importante acervo histórico e cultural do Brasil e de Portugal.

 

No Hospital Beneficência Portuguesa (HBP) em meio ao bate papo descontraído, quando a troca de informações sobre o histórico e as atividades inerentes às duas instituições, um momento de emoção. Foi quando o Capitão Robledo, um amante da história do Brasil e da navegação, foi convidado pelo presidente Ademir Pestana a assinar o Livro de Visitas Ilustres estreado pelo último Imperador do Brasil, D. Pedro 2º.

Nossa, nem sei por onde começar a escrever e nem sei o que escrever nesse documento tão importante. Estou honrado e emocionado…” disse o visitante respirando fundo em breve concentração.

Nesse momento de júbilo e alegria, representando a Marinha do Brasil que tenho honrado em poder provar que o tempo não apaga as iniciativas de assistência ao próximo. Parabéns aos gestores do passado e do presente que emprestam todo conhecimento profissional à continuidade desse importante projeto humanitário. História, Humanização e Tecnologia em benefício da sociedade. Que Deus os abençoe sempre!” escreveu Capitão Robledo no livro assinalado por D. Pedro 2º em duas ocasiões (1875 e em 1886) e sua filha Princesa Isabel (1884) entre tantos outros grandes vultos da história.

No texto, o Comandante da CPSP disse sintetizar a alegria de conhecer a história e o trabalho desenvolvido no hospital, em especial ao atendimento via SUS – Serviço Único de Saúde e a satisfação de ter convênio estabelecido entre Marinha e Beneficência para atendimento médico. Ao final da visita, o tradicional cafezinho à moda Benê no terraço principal. Entre os presentes, os diretores Dr. Renato Luiz Rodrigues Novaes, Carlos Alberto Limas, Maria de Lourdes dos Santos e Dr. Mario da Costa Cardoso Filho. (Confira algumas fotos do evento)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *