Começou a 2ª fase da campanha contra HPV

Começou a 2ª fase da campanha contra HPV

Teve início na segunda-feira (1º/9), a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra HPV, voltada para adolescentes com idade entre 11 e 13 anos. Nos municípios da região, o apelo é para que familiares estejam atentos e não permitam que as adolescentes deixem de tomar a segunda dose. Aquelas que completaram 11 anos após a primeira fase da vacinação, no semestre passado, devem começar agora o início do ciclo vacinal que corresponde a três doses.

vacina 1

A vacina está disponíveis nas unidades de saúde (policlínicas), das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Meta – A meta do Ministério da Saúde é imunizar 80% do total de 5,2 milhões de meninas de 9 a 13 anos no País, até 2.016.

A vacina é composta de três doses – a primeira foi realizada no primeiro semestre, a segunda (atual) deve ocorrer seis meses após a primeira e a última deve ser aplicada cinco anos após a primeira.

Vacina-Contra-o-Cancer

Para ser vacinada, a adolescente terá duas possibilidades: a vacinação programada em escolas ou comparecer à unidade de saúde mais próxima de sua residência, sendo que em ambas é necessária a apresentação da caderneta de vacinação.

Alerta – O HPV (papilomavírus humano), nome genérico de um grupo de vírus que engloba mais de cem tipos diferentes e pode provocar a formação de verrugas na pele, e nas regiões oral (lábios, boca, cordas vocais, etc.), anal, genital e da uretra. As lesões genitais podem ser de alto risco, porque são precursoras de tumores malignos, especialmente do câncer do colo do útero e do pênis. A transmissão também pode ser vertical (mãe/feto) e de inoculação através de objetos que alberguem o HPV.

O Ministério da Saúde informa que a vacina aplicada no Brasil protege contra os quatro tipos mais recorrentes de HPV: 6, 11, 16 e 18 – os dois primeiros ligados a 90% das verrugas genitais e os dois últimos, a 70% dos casos de câncer de colo do útero.

O órgão informa ainda, que em 2011, 5.160 mulheres morreram em decorrência de câncer de colo do útero, o terceiro câncer mais comum entre as brasileiras, atrás dos tumores de mama e colorretal. Segundo dados a Organização Mundial da Saúde (OMS), 290 milhões de mulheres no mundo têm HPV.

(Fotos: Divulgação)