Conscientização para a segurança no trabalho

     A importância da prevenção de acidentes é sem dúvidas um dos fatores responsáveis pela segurança dos funcionários de todas as áreas no ambiente de trabalho. E para que as atividades profissionais continuem se desenvolvendo com segurança a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e o Serviço Especializado em Medicina do Trabalho (SESMT) da Beneficência Portuguesa de Santos, através de seus dirigentes, começam o ano lembrando a todos que a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes, realizada anualmente, não se restringe a um período de palestras.

     “Conscientização e responsabilidade são fundamentais para que funcionários e empresas entendam a importância do cuidar de si, do local e do material de trabalho como princípio básico para que o coletivo possa trabalhar com segurança e consequentemente, evitar acidentes” é o alerta dos responsáveis pela CIPA e SESMT, respectivamente, a coordenadora do SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente, Simoni de Souza Pellini e o engenheiro Luiz Eduardo Torquato.

     Conscientização – De acordo com a presidente da CIPA, Simoni Pellini, o fato de a SIPAT ser realizada em uma semana específica, o evento não se restringe a esse pequeno período.

     “Se trata de um exercício constante e todos somos responsáveis. Um exemplo: sabemos que é necessário o uso correto de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) dependendo do tipo de atividade ou de riscos para realização de determinadas tarefas, mas precisamos ficar atentos para que as pessoas não esqueçam da importância da proteção, mesmo que a ação seja rápida. Afinal, prevenção é o melhor remédio e não podemos colocar em risco a nossa segurança e a dos colegas. Durante a SIPAT aprendemos e reciclamos aprendizados sobre a importância dos bons hábitos alimentares, bem como postural, além de uso adequado de material de trabalho, entre outros. Ou seja, não tem como não levar para vida, não apenas no local de trabalho, mas no dia a dia, as orientações que recebemos sobre segurança e saúde do trabalhador. Ou seja, conscientização é a palavra de ordem que precisa ser exercitada todo dia”.

     Mola propulsora – O engenheiro Florestal e de Segurança do Trabalho, Luiz Eduardo Torquato, responsável técnico pelo SESMT da Beneficência Portuguesa, que também é técnico em Eletrotécnica e que atualmente cursa Engenharia Clínica, destacou:

     “A importância da prevenção de acidentes é a tônica na Sociedade Portuguesa de Beneficência. Tem sido assim no tempo passado, presente e continuará a ser no futuro da instituição. A CIPA em conjunto com o SESMT, tornam-se a mola propulsora das ações de uma empresa na criação de uma cultura que promove a redução dos acidentes de forma significativa. A SIPAT é uma oportunidade por meio de palestras técnicas e dinâmicas de grupo, entre outros, de motivar ainda mais os funcionários a assumirem o seu papel na engrenagem para garantir através de ações seguras durante as suas atividades laborativas, a segurança em seu trabalho. Neste tipo de evento destacamos orientações no sentido de garantir ao trabalhador uma melhor qualidade de vida por conta de se evitar as ações inseguras. Desta maneira, torna-se evidente que uma SIPAT se prolonga o ano inteiro e que sua observância só trará benefícios ao trabalhador e por via de consequência às empresas”

Simoni Pellini, presidente da CIPA fala sobre conscientização

Engenheiro Eduardo Torquato, responsável técnico pelo SESMT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer falar conosco? Mande uma mensagem!
Fale com nossos setores
Fale com os setores através do WhatsApp