“Cuidados bucais para pacientes oncológicos”

“A importância do sorriso na vida das pessoas faz a diferencia no dia a dia de quem quer que seja, independente do momento em que ela está vivendo; mas se essa pessoa estiver em tratamento, não importa qual, a importância do sorriso é muito maior. E para quem faz tratamento oncológico não é diferente, precisa sim muita atenção para que o sorriso não seja pelas consequências da doença e do tratamento, seja ele de quimioterapia ou radioterapia. Por isso estamos aqui para orientar sobre os cuidados bucais que todos devem ter, principalmente as pessoas em tratamento oncológico. Esperamos que um dia todas as dores se tornem sorriso”, em síntese, essa foi a abertura da palestra “Cuidados bucais para pacientes oncológicos”, realizada na manhã de ontem (terça-feira), no Salão Nobre da Beneficência Portuguesa.

A palestra realizada por cinco integrantes da ONG Qualidade de Vida lotou o salão, com a presença de diretores, médicos e funcionários da Beneficência, ex-pacientes e pacientes em tratamento nos serviços de Quimioterapia e Radioterapia da instituição, foi aberta pela cirurgiã-dentista Natália Souza, dando início a uma série de informações sobre cuidados bucais, desde higienização, produtos adequados, surgimento de pequenos e grandes problemas (de aftas a sangramento de gengiva, feridas, etc…)

Como a boca é uma das regiões mais sensíveis e importantes do corpo, ressaltou a palestrante seguinte, Dra. Glória Sampere, que toda a atenção deve ser direcionada a esse órgão, enfatizando cuidados para pessoas em tratamento contra o câncer que podem ter outros órgãos afetados  esclarecendo que uma doença em um órgão interno, como o estômago, pode se manifestar através da boca. As informações foram passadas por mais três profissionais, as doutoras Ana Cláudia Moura , Maria Luíza Sampere e Ariane Carpentiere que falaram sobre higienização correta, tratamentos bucais e dicas práticas, além da recomendação de check-up preventivo.

A palestra fez parte da programação do “Outubro Rosa” na Beneficência Portuguesa que envolve equipes multidisciplinares, pacientes e ex-pacientes de oncologia da  entidade. Na ocasião, o presidente Ademir Pestana, ao abrir o evento, agradeceu, especialmente aos pacientes por darem a todos que trabalharam e colaboram para com as atividades médico-hospitalares, “a oportunidade de conhecer mulheres e pessoas que mostram pela resistência, determinação e fé, que são prova mais evidente da força da natureza”.

O diretor financeiro, Carlos Alberto Limas ao final do evento agradeceu a presença das palestrantes aos presentes, quando ao som da cantora gospel Sheila Zaad, foi iniciada a entrega de rosas, mensagens e pins da Beneficência aos participantes que se prolongaram na instituição em reconfortante bate papo durante o brunch servido no terraço.

Confira as fotos do evento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *