Culinária dos Paises – Alemanha

Culinária dos Paises – Alemanha

alemanha

A culinária da Alemanha baseia-se no princípio de evitar o desperdício, principalmente devido à sua história, onde o país viveu anos difíceis, envolvido em guerras. A utilização total dos alimentos, principalmente adequando os pratos ao forte período de rigor climático, induziu a presença de salsichas, embutidos e molhos como ingredientes frequentes.

Entre os típicos, temos o Sauerkraut (Chucrute), Eisbein ou Schweinshaxe (Joelho de porco servido frito ou assado), Eintopf (cozido feito com legumes e carnes, que varia de acordo com a região), Sauerbraten (Carne assada marinada por até dez dias em vinho, vinagre, especiarias, ervas e temperos) e o Wurst (pratos rápidos com salsicha servidos com diferentes acompanhamentos)

Quando o assunto são os doces, a gastronomia alemã contribui com bolos, biscoitos e bolos. O destaque fica para o Apfelstrudel (conhecido como Strudel de Maçã), Schwarzwalder Kirschtorte (Bolo Floresta Negra), e o Grütze Rote (Pudim de Frutas Vermelhas).

Já entre as bebidas típicas da Alemanha, o consumo de vinhos é constante junto à tradicional cerveja, que possui diversos tipos de fermentação e teor alcoólico, além de águas gaseificadas e saborizadas.