Culinária pelo Mundo – Camarões

Culinária pelo Mundo – Camarões

pratos_típicos_Camarões

A culinária de Camarões, assim como sua cultura, exalta algumas das mais fortes raízes africanas. A presença da colonização francesa é notada, principalmente, nos nomes e preparos dos pratos. Os itens tradicionais à mesa são o arroz, mandioca, batata, banana e o feijão.

O consumo de peixes, de água doce ou salgada, também é parte importante do cardápio, sendo um símbolo desta culinária.

Entre os pratos típicos temos o Ndolé (camarões ou peixe apimentado preparado com Vernonia e servido com amendoins, banana e mandioca), cuscuz de milho, servido com molho de peixe, peixe defumado com gombô, o Fufu (massa feita a partir de água e mandioca, servida com acompanhamentos), o Bobolo (feito de mandioca e moldada em formato de pão).

Os doces de sua cozinha são considerados os mais gostosos da culinária africana, pela forte influência das sobremesas francesas como os biscoitos de batatas-doce, bolos de arroz e o Ekoki (feito de feijões secos, pimenta e bananas).

É tradicional no país o hábito do consumo de bebidas artesanais, sejam alcoólicas ou não, como a Jus de Bissap (chá feito com flores de Hibiscos), o Bil-Bil (bebida alcoólica feita com Painço e vendida semanalmente pelos produtores nos mercados locais) e o chá de Cardamomo-verdadeiro, que é consumido sozinho ou com leite e café, originando o Chai local.