Dia do Hospital

             A data 02 de julho é importante para homenagear não apenas as instituições, mas também os profissionais da Saúde e a todos que atuam noutras funções em hospitais, pois são essas pessoas que contribuem para o funcionamento desses estabelecimentos.

              Se na Antiguidade, estabelecimentos similares a hospitais, serviam para a prestação de cuidados de guerreiros, por volta do século IV, com a expansão do Cristianismo esses locais passaram a funcionar à assistência de peregrinos, pobres e doentes, onde eram tratados por religiosos.

              A história mostra que séculos depois, esses locais se tornaram referência para a criação de hospitais nos moldes que conhecemos hoje e com certeza, até o início do século XVIII, estas casas de saúde eram vistas como forma de isolar da sociedade as pessoas que apresentavam alguma enfermidade. Somente no final desse século (XVIII) é que os hospitais assumiram seu objetivo principal que é o tratamento, a cura e a reintegração dos pacientes.

              A cidade de Santos, sempre na vanguarda da história moderna, em 2 de julho de 1943, por tanto há 477 anos, via nascer a primeira *Santa Casa de Misericórdia, por iniciativa de Brás Cubas, líder do povoado do porto de São Vicente, posteriormente Vila de Santos. Como no início não tinha médicos, os jesuítas eram os responsáveis pelos cuidados dos enfermos.

             A Beneficência Portuguesa (foto), foi criada em 21 de agosto de 1859 e seu primeiro prédio inaugurado em 6 de janeiro de 1878, para atendimento aos portugueses e depois a todos os que necessitavam de tratamento, juntando-se à coirmã Santa Casa diante da quantidade de pessoas vítimas das sucessivas endemias que assolavam a região.

             Graças ao feito de Brás Cubas, no Brasil comemoramos em 2 de julho, o Dia do Hospital. O Dia Mundial do Hospital, instituído pela Organização Mundial da Saúde é comemorado em 14 de julho. (Noemi Macedo)

*Historiadores defendem que a primeira Santa Casa do Brasil seja a de Olinda, Pernambuco, inaugurada em 1540 que teria funcionado até 1630, quando todo o imóvel foi saqueado por holandeses e depois incendiado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer falar conosco? Mande uma mensagem!
Fale com nossos setores
Fale com os setores através do WhatsApp