14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue
Doar sangue é doar vida.
Um gesto simples, capaz de salvar vidas. Basta esticar o braço e se doar. Há sempre alguém esperando por você para reascender a chama da Vida. Lembre-se disso.
O Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado anualmente em 14 de junho, tem por objetivo, homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato responsável pela salvação de milhares de vidas.
Nesta data, reforçamos o apelo das Agências Transfusionais, Bancos de Sangue e entidades do gênero para que você doador e aos ainda, não doadores: doem sangue. Está provado que a doação além do bem à pessoa que necessita, também lhe traz benefícios. Além de poder salvar até quatro vidas a doação contribui como redução da incidência de doenças cardiovasculares, diminui o risco de desenvolver câncer, poupa as funções hepáticas e ainda pode ajudar a descobrir doenças ocultas (todas as vezes que a pessoa faz a doação, seu sangue será analisado gratuitamente para garantir que ela e o sangue estejam saudáveis)
Ajude a salvar vidas doando sangue. Para doar sangue para pacientes internados na Beneficência Portuguesa de Santos, os doadores deverem se dirigir ao Hemonúcleo de Santos, onde funciona a Colsan – Associação Beneficente de Coleta de Sangue, localizada no Hospital Guilherme Álvaro, à Rua Oswaldo Cruz, 197, no Boqueirão/Santos, de segunda a sábado, das 8h às 12h30, exceto nos feriados. Telefone 3232 2860.
Para doar sangue, a pessoa deve obedecer as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS):
- Homem ou mulher entre 16 e 68 anos;
- Ter acima de 50 quilos;
- Não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, AIDS (HIV), HTLV;
- Estar bem alimentado e descansado;
- As parturientes devem esperar entre 90 e 180 dias após o parto;
- Se estiver gripado, esperar no mínimo 7 dias após a recuperação para poder doar;
- Após uma doação, as mulheres devem esperar 90 dias para fazê-lo novamente; enquanto os homens devem esperar 60 dias.