Dia Internacional
da Mulher

Dia Internacional da Mulher

 

Ser MULHER
É viver mil vezes em apenas uma vida.
É estar antes do ontem e depois do amanhã.
É desconhecer a palavra recompensa
apesar dos seus atos.
 

Na manhã desta terça-feria, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, foi realizada no salão nobre da Sociedade Portuguesa de Beneficência, reunião de diretoria , gerentes e supervisores da instituição.

O presidente da Beneficência, Ademir Pestana
O presidente da Beneficência, Ademir Pestana

A reunião, cuja pauta era o Dia Internacional da Mulher deu início a uma nova fase desta gestão que objetiva o estreitamento da relação entre as partes diretoria/funcionários, visando maior entrosamento em beneficio da instituição (Sociedade Portuguesa de Beneficência) e consequentemente dos usuários do complexo hospitalar formado pelos hospitais Santo Antônio e Santa Clara.

As homenagens ao Dia Internacional da Mulher respaldaram o ensejo pelo diálogo aberto e franco, que a diretoria da Beneficência propôs na reunião, cuja pauta única teve vários desdobramentos:

– a importância da mulher, na e para a Beneficência Portuguesa;
– os desafios e as conquistas da mulher para a evolução da Beneficência Portuguesa;
– agradecimento, reconhecimento e respeito pela mulher que trabalha nos mais diferentes setores, da limpeza ao ato cirúrgico;
– a importância do trabalho masculino em parceria com o feminino em busca do melhor atendimento aos pacientes e consequentemente das atividades voltadas ao provimento da saúde, o grande objetivo desta Casa.

Assim, ficou claro que a reunião não se resumia às comemorações, mas também, a oportunidade de juntos, diretores e funcionários, refletirem sobre a importância da Mulher não apenas neste hospital, mas no grande universo e especialmente no universo de cada um de nós.

 O diretor financeiro, Carlos Alberto Limas

O diretor financeiro, Carlos Alberto Limas

O presidente da Beneficência, Ademir Pestana falou sobre ações para o enfrentamento da crise financeira que assola o País, com consequências gravíssimas para o setor da Saúde, atingindo brutalmente as as instituições filantrópicas, a exemplo da Beneficência Portuguesa de Santos. Lembrou o presidente que há 12 anos a tabela SUS (Serviço Único de Saúde) não é reajustada e que os valores referentes a atendimento aos Planos de Saúde, estão defasados, ou seja, pagamentos por atendimento e procedimentos médico-hospitalares estão totalmente dissociados da realidade, impossibilitando a sobrevivência digna dos hospitais filantrópicos.

 

O diretor técnico, Dr. Mário da Costa Cardoso Filho,

O diretor técnico, Dr. Mário da Costa Cardoso Filho

Ademir Pestana informou que um encontro de diretores de hospitais filantrópicos da região, recentemente realizado na Beneficência Portuguesa resultou numa carta aberta à população e a expectativa de uma audiência pública com o governador do Estado de São Paulo e com o Ministro da Saúde, na esperança de encontrarem juntos, formas de amenizar os efeitos da crise e da política financeira voltada ao setor (Saúde) para evitar o caos.

 

O presidente falou também sobre questões internas originadas pela crise financeira pela qual passam as instituições de Saúde, Na Beneficência, uma das formas de enfrentar e superar esse momento difícil, foi o de continuar investindo para ampliar e diversificar os serviços. Assim, no próximo mês (abril) o complexo hospitalar inaugura uma CTI Neurológica e mais 13 leitos de enfermaria. Ao final, fazendo jus à convocação para a reunião, Ademir Pestana resumiu sua homenagem às mulheres, agradecendo e enaltecendo o trabalho por elas desenvolvido nos mais diferentes setores da Beneficência Portuguesa.

Outra visão – Na reunião, falaram também os demais diretores, todos reconhecendo a importância do trabalho das mulheres na Beneficência e da sadia influência que elas exercem na instituição.

O vice-presidente, Renato Luiz Rodrigues Novaes.

O vice-presidente, Renato Luiz Rodrigues Novaes.

Para o diretor financeiro, Carlos Alberto Limas, o exemplo que tem da convivência no Magistério se repete em todas as áreas. “O trabalho com a mulher tem sempre uma resposta rápida e positiva, especialmente pela imediatez de raciocínio e absorção de informações. A Beneficência Portuguesa depende e muito do trabalho da mulher a quem rendo minhas homenagens no dia de hoje”.

 

O diretor técnico, Dr. Mário da Costa Cardoso Filho, ressaltou que “A Beneficência tem, na sua essência, a atuação feminina que faz com que a instituição se destaque na hospitalidade, e isso devemos ao contingente feminino que representa 74% dos funcionários. À essas mulheres nossos agradecimentos hoje e nos 365 dias do ano (este ano com um dia a mais – ano bissexto –)”.

A assessora de Diretoria, Maria de Lourdes Santos

A assessora de Diretoria, Maria de Lourdes Santos

Renato Luiz Rodrigues Novaes, vice-presidente, destacou que a capacidade da mulher processar várias situações ao mesmo tempo a diferencia nas ações e na resolutividade, não apenas no ambiente de trabalho, mas na vida. “Essa capacidade de se ater a várias coisas ao mesmo tempo é essencial ao equilíbrio de um grupo de pessoas diferentes com objetivo comum, como é o caso da Beneficência Portuguesa, que independentemente da missão (prestar assistência à saúde de forma ética e humanizada com responsabilidade), a exemplo do Gassa – Grupo de Ação Social Santo Antônio (corpo de voluntárias que atua na instituição), tem no âmago, a solidariedade”.

 

A assessora de Diretoria, Maria de Lourdes Santos, também falou aos presentes ressaltando o ainda grande diferencial da mulher com relação ao homem nos quesitos trabalho e responsabilidade. “A mulher é tudo aquilo que já foi dito e muito mais, porque ainda é dela a grande responsabilidade de cuidar dos filhos, da casa, das inúmeras questões relacionadas à família e ainda trabalhar fora. Em todas essas atividades ela se saí muito bem, apesar da sobrecarga que lhe cai sobre os ombros. Às mulheres da Beneficência Portuguesa, parabéns e muito obrigado”.

A reunião terminou diferente de encontro de trabalho anteriores, com os homens de pé, aplaudindo as MULHERES!

Quer falar conosco? Mande uma mensagem!
Fale com nossos setores
Fale com os setores através do WhatsApp