Dicas para você beber mais água durante o dia

Dicas para você beber mais água durante o dia

Na campanha interna “Beba água – uma campanha pela saúde”, desenvolvida pela Beneficência Portuguesa, com o objetivo de incentivar os funcionários, colaboradores, pacientes e visitantes a consumirem, no mínimo 2,5 litros de água por dia, algumas dicas para atingir a meta, lembrando que água é vital para a saúde, beleza, e principalmente sobrevivência.

gato bebe águaEspecialista recomendam tomar, no mínimo 2,5 litros de água por dia, enquanto o Institute of Medicine (EUA) determina que a ingestão adequada (AI) para os homens é de 3 litros (cerca de 13 copos) da bebida por dia, e para as mulheres ingestão indicada é de de 2,2 litros (cerca de 9 copos) de bebidas totais por dia.

Primeira Semana – Todos os estudos apontam que beber bastante água é importante para a saúde e bem-estar da pessoa. Se você não está habituada(o) a tomar água, no início dessa campanha que pode tranquilamente fazer parte de sua vida até o fim de sua existência à qual auguramos que seja duradoura, e se preferir (auguramos à sua vontade) que seja imorredoura, apresentamos algumas dicas do Institute of Medicine (EUA, para conseguir ingreir a a quantidade de água suficiente para mantermos o equilíbrio.

Como a quantidade de água que cada pessoa deve beber por dia depende de sua saúde física, clima que vive (quente ou frio – locais frios diminuem a evaporação de líquidos através do suor) e, tipo de vida (sedentária ou agitada – pessoas que suam muito, precisam de um pouco mais de água). Atletas e pessoas com grande desgaste físico devem beber ainda mais do que os dois litros.

jarra águaEspecialistas sugerem um teste para avaliar quanta água seu organismo consome. Você deve se pesar no começo do dia e depois de duas horas de trabalho. A diferença no peso é a quantidade de líquido que precisa repor (cada grama equivale a um mililitro de água). Mas, para ter certeza de quanto de água você precisa, consulte um Nutricionista, que vai avaliar seu estilo de vida, sua composição corporal e sua alimentação, para calcular quanto seu organismo gasta, quanto repõe com alimentos e quanto deve ser completado com água.

Fique atento – Os especialistas explicam que, quem toma pouca água tem sintomas como dor de cabeça, prisão de ventre, dificuldade na digestão (pela diluição do suco gástrico), dores musculares e nas articulações. Há ressecamento de pele, olhos e cabelo. Em casos mais severos, pode acontecer também cansaço, sonolência e dificuldade de concentração. Mas o excesso de líquidos também dilata o estômago, podendo aumentar a quantidade de comida ingerida pode prejudicar o aparelho urinário, pois sobrecarrega os rins e leva ao aumento da eliminação de sais minerais como sódio e potássio, desequilibrando o funcionamento do organismo.

Faça a coisa certa – Tire suas dúvidas com a pessoa mais indicada para isso: o médico. Como cada organismo funciona de forma diferente e à seu tempo, procure sempre um médico para tirar suas dúvidas, afinal falar em beber água para manter o equilíbrio físico de forma permanente, é falar de saúde e quem mais entende disso é ele – o médico.

As dicas – Para conseguir ingerir a quantidade adequada de água para o equilíbrio de sua saúde, o Institute of Medicine (EUA) dá algumas dicas e você pode, após orientação de especialista elencar as que mais se adequam ao tipo de vida que segue.

1 – Compensação. Não se permita tomar um refrigerante (diet de preferência) até que você tenha tomado 2 a 4 copos de água.
2 – Transição – Tome um grande copo de água em cada ponto de transição do dia: quando você se levantar, pouco antes de sair de casa, quando você sentar para trabalhar, etc
3 – Facilite – Para facilitar, mantenha uma grande garrafa de água cheia em sua mesa de trabalho e beba durante todo o dia.
4 – Encha o copo – Vire um copo cheio várias vezes por dia. Vá até sua cozinha agora e encha um copo. Não para beber ao longo do tempo. Apenas beba-o logo logo após enchê-lo.
5 – Controle – Faça uma tabela e marque-a cada vez que você beber um copo. Faça um gráfico para 30 dias e terá desenvolvido o hábito de tomar água como parte da sua rotina.
6 – Expediente – Tome um copo de hora em hora, enquanto no trabalho ou na escola. Quando o expediente terminar, sua quota de água já terá sido atingida.
7 – Incremente – Congele pedaços descascados, limões, limas e laranjas e use-os em vez de cubos de gelo; é refrescante e já contam como porção de frutas.
8 – Reabasteça – Depois de cada ida ao banheiro, beba um copo para reabastecer seu sistema.
9 – Motivação – Estabeleça uma meta de beber uma quantidade X de água por dia, em seguida, escreva-a juntamente com suas razões! Lembrar sua motivação vai ajudá-la a continuar quando o entusiasmo se for.
10 – Mais um gole – Toda vez que passar por uma fonte de água, tome um gole ou dois.
11 – Aposte em você – Fazer uma aposta com um colega de trabalho para ver quem consegue beber mais água no decorrer do dia.
12 – Diversifique – Encha um copo grande com gelo picado ou cubos de gelo e coma-os como se fosse um snack durante todo o dia.
13 – Ainda dá tempo – Leve uma garrafa de dois litros de água para o trabalho e tente beber tudo antes de acabar o expediente. Se você não terminar, beba no caminho de casa.
14 – Artifício – Mantenha um copo grande cheio de gelo em sua mesa e mantenha o reenchimento. A chave é beber com um canudo – você irá tomar goles maiores e beber mais de uma vez.
15 -Um antes, um depois – Beba dois copos cheios em cada refeição, um antes e um depois. Além disso, beba um copo antes de cada lanche assim você não irá comer muito.
16 – Ajuda – Coloque lembretes em seu telefone ou no calendário para beber em intervalos regulares. Surpreendentemente, isso ajuda muito!
17 – À espera – Leve uma garrafa de água pequena em todos os momentos e beba durante tempos de inatividade, por exemplo enquanto espera na fila do banco, no metrô, etc
18 – Água quente – Nem toda a água que você toma tem que ser fria … beber um pouco quente também. Se aguantar nesse calorão – se for adepta(a) -tenha uma boa xícara de chá quente perto de você. Mas tenha certeza de que é descafeinado, por que a cafeína realmente rouba de água (é um diurético).
19 – Companhia – Mantenha sempre uma garrafa de água à mão enquanto vê televisão, lava roupa, faz o jantar, etc
20 – Beleza- Beber dois copos de água para o seu tratamento de pele diária. Beba, limpe, hidrate, e depois beba novamente.
* Na próxima semana: “Terapia japonesa e a ingestão de água”