Direitos do paciente
com câncer

Direitos do paciente com câncer

Aspectos legais e direitos dos pacientes com câncer”, foi o tema da palestra da advogada Danielle Maximovitz Bordinhon, realizada no Centro de Estudos da Sociedade Portuguesa de Beneficência. Direcionada ao público em geral, a palestra fez parte da programação do ‘Outubro Rosa’, movimento que tem por objetivo conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A Advogada Danielle Maximovitz Bordinhon

A Advogada Danielle Maximovitz Bordinhon

“Como o diagnóstico precoce favorece o tratamento não apenas do câncer de mama, mas de outros tipos de cânceres, bem como de outras doenças, a palestra sobre os direitos dos pacientes com câncer é um informativo sobre a legislação que assegura a esses pacientes, alguns direitos especiais. A palestra que não deixa de ser um bate papo, tem por objetivo orientar para facilitar o entendimento da legislação e auxiliar no processo de solicitação dos benefícios previstos em lei, que podem diminuir impactos financeiros e sociais destas pessoas”, explicou a advogada que relatou em breves palavras a experiência que vivenciou durante seis anos acompanhando e cuidando do pai, vítima de um câncer.

 

Falta informação – “Saibam todos que não há necessidade de esperar a negativa do plano de saúde para ingressar com ação judicial para ter o atendimento necessário, até porque o paciente com câncer tem foro privilegiado com direito a tramitação especial. A demora de soluções com relação ao atendimento se deve, principalmente, à falta de conhecimento dos direitos reservados à esses pacientes. O Governo não faz propaganda disso. Estamos tentando mudar essa realidade, apresentando às pessoas, inclusive nas redes sociais, a legislação sobre o assunto, em linguagem acessível” disse Danielle, elencando direitos que a maioria não se beneficia por falta de conhecimento.

Entre os direitos elencados estão: liberação do Fundo de Garantia (FGTS), licença para tratamento de saúde, aposentadoria por invalidez, isenção do imposto de renda na aposentadoria, quitação do financiamento da casa própia, saque do PIS/Pasep, compra de carro com isenção de impostos, estabilidade no retorno ao trabalho, auxílio doença, medicamentos gratuitos, direito á mamografia, reconstrução de mama, isenção do I.C.M.S. e isenção do IPVA, este último item, no Estado de São Paulo.

 A enfermeira Eliane Patrício

A enfermeira Eliane Patrício

Depoimento – Ao final da palestra e após a participação da plateia através de perguntas, aconteceu o depoimento emocionante da enfermeira Eliane Patrício que descobriu em passado recente, um nódulo no seio posteriormente diagnosticado como um câncer. Ela relatou o processo por que passam as pessoas desde o susto inicial ao suspeitar da existência de um nódulo durante o auto exame no banho.

 

“Primeiro o choque, depois a ansiedade pela consulta médica, já angustiada por saber o que iria enfrentar. Aí vem a confirmação: um carcinoma grau 1, e com ela o desespero: vou morrer. Depois de muito choro, desespero, descrença na vida, a realidade: não posso morrer agora pois tenho dois filhos pequenos que precisam de mim. Então acordei do choque e decidi lutar dando início a uma maratona de exames e procedimentos. Nessa caminhada encontrei alguns anjos da guarda que me incentivaram e ajudaram a superar os obstáculos, e hoje estou de volta ao trabalho e aqui dando esse depoimento para incentivar a quem está vivendo o drama da descoberta e da vivência com um câncer, lembrando que a vontade de viver é sempre mais forte que a doença” síntese do depoimento de Eliane, entrecortado pela emoção dela e da plateia.

 Letícia Amaro Morimotto, consultora da Mary Kay

Letícia Amaro Morimotto, consultora da Mary Kay

Tarde de beleza – Após a palestra, Letícia Amaro Morimotto, consultora da Mary Kay realizou com as participantes, uma seção de beleza (teoria e prática) com produtos da empresa que representa. Letícia deixou claro que em termos de maquiagem, o menos é mais, evidenciando que a maquiagem delicada chama mais atenção do que a carregada que pode deixar o semblante pesado. A maioria saiu do Centro de Estudos, já no início da noite, feliz com o visual e com as técnicas aprendidas para ficarem mais belas.

 

Os eventos foram organizados pelo Departamento de Enfermagem da Beneficência.

 

 

 

 

Quer falar conosco? Mande uma mensagem!
Fale com nossos setores
Fale com os setores através do WhatsApp