Doe sangue. Salve vidas.

Doe sangue. Salve vidas.

DSCN1352Estoques de sangue caem no Carnaval e o Ministério da Saúde alerta para a necessidade de reposição de doações, pois a queda de doadores chega a 40%. Hoje, cerca de 300 mil pessoas doam sangue por mês, o que representa 1,8% da população brasileira.

O coordenador da Área Técnica de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Guilherme Genovez, afirma que as viagens e o maior número de pessoas nas ruas aumentam os casos de acidentes e as pessoas necessitam de mais transfusões. Esses são os fatores que contribuem para a redução do estoque de bolsas de sangue nos hemocentros.

Na Beneficência Portuguesa – O Banco de Sangue da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos, também se ressente com a redução drástica do número de doadores, colocando em risco, inclusive, a agenda de cirurgias. Santos e demais municípios da Baixada Santista, recebem durante o carnaval, um número muito elevado de turistas, ampliando as ocorrências relacionadas à área da saúde, notadamente no atendimento de emergência. Por esta razão o apelo às pessoas para que não esqueçam a importância desse gesto (doar sangue), simples, mas que salva vidas.

A médica hematologista Maria Tereza K. Nascimento, da Beneficência Portuguesa, lembra que “sangue não se compra e não se expõe em farmácia, bem como não tem substituto, por isso a conscientização das pessoas sobre a importância da doação é necessária o ano inteiro. E esse trabalho (conscientização) deveria fazer parte do currículo das escolas”.

No Banco de Sangue os interessados antes da doação recebem todas as informações sobre doação de sangue, ocasião em que os profissionais do setor esclarecem dúvidas, desmistifcando uma série de conceitos sobre o ato.

A doação de sangue é segura. Todo o material utilizado é descartável e oferece total segurança ao doador.

O Banco de Sangue da Beneficência Portuguesa fica na Av. Bernardino de Campos, 47 – 1º andar, Vila Belmiro (Canal 2). Telefone: 2102-3446.

Expediente no Carnaval – Para o público externo o Banco de Sangue da Beneficência funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. Na semana do carnaval, não atenderá, apenas na terça-feira (12).

Quem pode doar – Pessoas com peso acima de 50 quilos e idade entre 16 e 67 anos. Os candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, somente com o consentimento formal (autorização autenticada) do responsável legal. É necessário (para todos) apresentar documento com foto, válido no território nacional.

Quem não pode doar – Pessoas com diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas; aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

Recomendações:
• Nunca vá doar sangue em jejum;
• Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação;
• Não tome bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
• Evite fumar por, pelo menos, 2 horas antes da doação e evite alimentos
gordurosos nas 3 horas antecedentes à doação;
• Pessoas que exercem profissões como, piloto de avião ou helicóptero, condutor de ônibus ou caminhões de grande porte e trabalhadores que sobem em andaimes – devem interromper as atividades por 12 horas, após a doação. A mesma recomendação é válida para que prática de pára-quedismo ou mergulho.

Quer falar conosco? Mande uma mensagem!
Fale com nossos setores
Fale com os setores através do WhatsApp