HBP – Semana da Enfermagem começa com palestras

Com abertura pelo presidente Ademir Pestana, teve início nesta segunda-feira (8), às 10h, a Semana da Enfermagem no Hospital Beneficência Portuguesa (HBP).

O Dia Internacional da Enfermagem é comemorado anualmente em 12 de maio, e a programação alusiva à semana dedicada a estes profissionais na Beneficência Portuguesa acontece com ampla programação para que os profissionais da área, dos diferentes turnos, possam participar.

Palestras, missa, música, beleza, técnicas de massagem e homenagens em forma de aplauso, fazem parte da programação que contará com a participação dos músicos: Davi Caetanno e Gilson Campos.

Na abertura do evento, Ademir Pestana, presidente da Instituição, ao saudar enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, falou sobre as enfermeiras brasileiras Wanda Horta (1926-1981) cuja trajetória na profissão se confunde com a história da humanização no atendimento de saúde no Brasil e Ana Neri (1814-1880), heroína brasileira, pioneira da enfermagem no País, prestou serviços voluntários nos hospitais militares de Assunção, Corrientes e Humaitá, durante a Guerra do Paraguai. “A atuação dessas duas mulheres dignifica a profissão essencial à saúde em qualquer parte do mundo. À vocês, profissionais da Enfermagem, o respeito e o agradecimento de toda a diretoria deste hospital pelo desempenho e coragem demonstradas nos momentos mais difíceis que passamos”, disse Ademir enaltecendo o trabalho dos homenageados na luta contra a Covid-19 e no dia a dia no trato para com pacientes com as mais diversas enfermidades.

Após saudação aos profissionais da área, pelo presidente do Hospital a enfermeira Yasmin Braz, responsável pelo Departamento de Enfermagem da instituição, apresentou à plateia, o programa de incentivo à categoria “Incidentes – Eventos Adversos” envolvendo todas as equipes. Objetivo: incidentes zero e na sequência, aconteceu palestra proferida pela nutricionista Fabíola Varella Bolaños.

Lesão por pressão” – A primeira palestra da Semana, “ Lesão por pressão: Health Economics” foi apresentada pela nutricionista Fabíola Varela Bolaños, assessora técnica da Nestlé Health Science. Na palestra, informações e orientações sobre cuidados para com lesões, desde identificação ao tratamento, inclusive sobre prevenção e como a nutrição específica, através de dieta adequada às condições do paciente e do tipo de lesão, contribue para a recuperação da pessoa em atendimento médico-hospitalar interferindo, inclusive, no custo diário da internação, não só pelo restabelecimento, mas pelo menor tempo de internação. Citando pilares como base na prevenção da lesão por pressão, a palestrante disse “Três pilares que ajudam na melhora do paciente com lesões por pressão: cuidados com a ferida, reposicionamento e mobilização do paciente, e nutrição específica, lembrando que a dieta especializada apresenta custo benefício, com a redução do tempo de internação e de cicatrização”.

Cuidados com ostomias” – foi a palestra da tarde, com a enfermeira Mariana Marmo Barghetti, Consultora Educacional da Convatec, empresa de produção e tecnologias médicas em especial para cuidados em feridas e ostomia (cirurgia que cria na parede abdominal ou na traqueia, orifício definitivo ou provisório para eliminar a urina ou fezes, assim como auxiliar na respiração). A palestrante que é estomaterapeuta e intensivista, detalhou as etapas da ostomia, desde a demarcação (localização) que varia de pessoa para pessoa, levando em consideração uma série de situações relacionadas à estrutura física/porte do paciente, que, a exemplo dos familiares e equipe de saúde que cuida dele, precisa receber da enfermagem todo suporte sobre o equipamento (bolsa), pois o objetivo é que o usuário tenha uma vida plena.

Tarde da beleza – Paralela à palestra sobre Ostomia, foi realizada a “Tarde da Beleza” com a participação dos profissionais da Casa 67 – Complexo da Beleza, liderados pelo premiado cabeleireiro David Santos; e ainda com ação coordenada por Erika Guedes, consultora da Mary Kay (Empresa de Cosméticos). O evento foi exclusivo para os profissionais da Enfermagem.

A programação teve continuidade à noite, a partir das 2h30, com a palestra “Hipodermoclise”, com as enfermeiras Camila e Oliveira e Maria Nadja C. da Silva. A Semana de Enfermagem na Beneficência Portuguesa segue até sexta-feira (12). Palestras realizadas no Salão Nobre e Tarde da Beleza em um dos jardins do hospital. Confira fotos da programação do primeiro dia e post com a relação dos eventos.