Homenagem: Espaço Gourmet com emoção, cheiro e sabor

O Espaço Gourmet “Enfermeira Eliane Patrício da Silva”, recentemente inaugurado na Beneficência Portuguesa, reúne o que a homenageada considerava elementos para serem sentidos de forma ampla.

Substantivos como emoção, cheiro e sabor deveriam ser elevados ao quadrado. Da mesma forma, amizade, alimentação, trabalho e devoção, não necessariamente nessa ordem, na concepção da saudosa gerente de Enfermagem da Beneficência Portuguesa, Eliane Patrício da Silva (foto 1) deveriam ser sentidos, sempre com muito maior intensidade do que a grande maioria das pessoas demonstram.

E foi exatamente o que aconteceu em recente cerimônia, quando o presidente da Beneficência, Ademir Pestana, em discurso seguido de descerramento de placa, nomeou o novo Espaço Gourmet dos funcionários de “ Enfermeira Eliane Patrício da Silva”.

Com a presença dos familiares da Eliane que precocemente deixou esse plano em 2019, a cerimônia, carregada de emoção a partir do discurso do presidente Ademir que, com depoimentos de algumas enfermeiras, conseguiu colorir palavras que identificam para sempre a breve passagem da homenageada pela vida e especialmente pela Beneficência Portuguesa onde trabalhou por 23 anos e meio.

Enquanto o presidente discursava sobre Eliane, as pessoas na ante sala do Espaço a ser inaugurado eram tomadas pela emoção, e lágrimas, algumas fortuitas, outras nada discretas, eram vistas escorrer pelas faces, enquanto o cheiro do que estava sendo preparado para o degustar que aconteceria a seguir, antecipava o que a homenageada, se ali estivesse, (será que não estava?) diria de olhos fechados balançando suavemente a cabeça: “Hum…se o cheiro está bom, o sabor deve estar melhor ainda…”

E estava, como foi comprovado pelos presentes logo após o descerramento da placa , ato realizado pelo presidente da Beneficência Ademir Pestana e o Sr. Ricardo Luiz da Silva, viúvo de Elaine Patrício. Entre os familiares da homenageada, lá estavam também seus filhos Eduardo e Fernando, seus genitores dona Violinda e seu Durval, suas irmãs, tios, primos, sobrinhos, cunhados e amigos. Ainda entre os presentes, além dos diretores Maria de Lourdes Santos e Carlos Alberto Limas, o gerente médico Fleuri Matos e representantes de vários setores do hospital.

Aberto somente para funcionários que devido a dietas e/ou outras situações fazem uso de refeições produzidas fora do hospital, o Espaço Gourmet inaugurado no último dia 20, funciona em três horários, conforme já comunicado a todos os envolvidos. Para os demais, as refeições continuam sendo realizadas no refeitório do Serviço de Nutrição e Dietética . Confira algumas fotos do evento