Hospital
na história

Hospital na história

Presentes e necessários em nossas vidas, os hospitais muitas vezes não são observados com a devida atenção durante a correria do dia a dia. Muitos deles são pontos centrais na história das cidades da região, como a Santa Casa de Misericórdia de Santos e a Beneficência Portuguesa de Santos.

santa casaEm Santos, o primeiro hospital foi fundado por Bráz Cubas, em 1545, quando a cidade ainda era o povoado de Enguaguaçu. Chamado de “Hospital de todos os Santos”, seu nome deu origem ao da cidade, e posteriormente, tornou-se a Santa Casa de Misericórdia de Santos, em 1945.

Em 1859, um grupo de portugueses uniu-se para fundar uma instituição que desse amparo aos imigrantes portugueses e suas famílias, surgindo a Sociedade Portuguesa de Beneficência.

O projeto de construção do primeiro hospital da SPB surgiu a partir da doação de um terreno de propriedade do português Antônio Ferreira da Silva e sua esposa, Maria Luísa Ferreira da Silva. Localizado no bairro do Paquetá, entre as ruas das Flores (atual Amador Bueno) e do Rosário (hoje João Pessoa). A propriedade ocupava uma área conhecida por “Bexiguentos” porque o local abrigara uma unidade na qual eram recolhidas vítimas de varíola.

Benê pontilhãoGraças à doação do casal Ferreira da Silva, as obras do primeiro hospital da Beneficência Portuguesa foram iniciadas em 12 de abril de 1868. Em virtude de uma série de dificuldades, o hospital só foi inaugurado em 6 de janeiro de 1878, ou seja, 19 anos após a fundação da Sociedade.

Com o crescimento de Santos e de seu porto, o bairro tornou-se inadequado para atendimento aos pacientes e contribuiu para que fosse iniciada uma campanha para a mudança do hospital e consequentemente da sede da Sociedade Portuguesa de Beneficência.

Em 5 de outubro de 1922, foi lançada a pedra fundamental da construção do atual prédio da instituição, na Av. Bernardino de Campos, 47. A inauguração do Hospital Santo Antônio, e sede da instituição nesse novo local, ocorreu em 1º de dezembro de 1926.

Ao longo dos anos, a instituição recebeu visitas de vultos que fazem parte da história nacional e mundial, como Princesa Isabel, Anita Garibaldi, Sacadura Cabral e Gago Coutinho.

Hoje com cerca de 50 especialidades médicas de alta complexidade, especialmente nas áreas de cirurgia vascular, tórax, urologia, gastroenterológica, cabeça, pescoço e implantação de marca-passo, conferem à Beneficência padrão de referência nacional em vários procedimentos médicos, especialmente no setor de Oncologia. Com certificação de qualidade em vários setores.

Quer falar conosco? Mande uma mensagem!
Fale com nossos setores
Fale com os setores através do WhatsApp