Luto no Mundo do Samba – Morreu Mestre Alemão

Luto no Mundo do Samba – Morreu Mestre Alemão

mestrealA batida do surdo ecoou prolongada e triste. Era o adeus ao Mestre Alemão que por mais de 30 anos esteve à frente da Bateria Magia Xisnoveana da Escola de Samba X-9 de Santos. Aos 81 anos, Mestre Alemão, nascido José Luiz de Souza, faleceu no último dia 29. Seu corpo velado na Beneficência Portuguesa e enterrado no Cemitério Areia Branca.

Um dos ícones do Carnaval santista, Mestre Alemão formou gerações de ritmistas, criou, inovou e deu ao mundo do samba uma nova dimensão, implantando a batida direta, com o surdo dando a marcação sem esperar resposta do tamborim e/ou de outros instrumentos. Essa foi apenas uma das muitas ousadias do Mestre que se tornaram referência de sua bateria nota 10.

Amado e respeitado por sambistas de todas as matizes, foi chamado de Mestre dos Mestres, pelo Marechal do Samba, J. Muniz Jr., uma das maiores sumidades em Carnaval. No velório (Serviço de Luto) da Beneficência Portuguesa, em homenagem a Mestre Alemão, um desfile de gerações de sambistas a reverenciá-lo.

Texto: Assessoria de Imprensa – Noemi Francesca de Macedo
Foto: Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *