MENSAGEM PARA A PÁSCOA 2021

             “Quem removerá a pedra do sepulcro para nós”? (Mc 16,3)

D. Tarcísio Scaramusa em celebração na Beneficência Portuguesa
Crédito: Divulgação/SPB

            A pergunta das mulheres que foram ao sepulcro com perfumes para ungir o corpo de Jesus ressoa forte neste momento de luto e de sepultura em que vivemos.

            Era madrugada, e o sol estava apenas despontando. A claridade foi suficiente para perceber que a pedra estava removida e o túmulo estava vazio. Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé ouviram então a notícia que transformou suas vidas e a vida da humanidade: “Não tenhais medo. Buscais Jesus de Nazaré, que foi crucificado. Ele ressuscitou, já não está aqui” (Mc 16,6).

           Esta luz ilumina agora a vida da humanidade e afugenta nossos medos. Para consolo de milhares de pessoas que sepultaram seus entes queridos neste tempo de pandemia, a fé em Cristo Ressuscitado remove a pedra da escuridão do túmulo para nos fazer contemplar a luz da Páscoa eterna. O túmulo não é o nosso destino. Eles estão vivos, porque Cristo venceu a morte.

         Páscoa é um chamado também para sairmos dos túmulos que nos aprisionam enquanto ainda ficamos algum tempo por aqui:

        – Túmulos da mentira e do negacionismo. Também naquele tempo mandaram espalhar fake news. Soldados até receberam grande soma de dinheiro para dizer que o corpo tinha sido roubado, e assim tentar ocultar a luz que brilha na verdade da vitória da vida!

        – Túmulos da insensibilidade e da crueldade diante do sofrimento, da doença, da fome e da miséria de tantos irmãos deixados à margem do caminho.

        Nesta Páscoa, ouçamos o chamado de Jesus: “Lázaro, vem para fora”! (Jo 11,43).

        Saiamos à luz. Cristo está vivo!

        Feliz Páscoa!

*D. Tarcísio Scaramussa, SDB, Bispo Diocesano de Santos