Mente são, corpo são é a meta

 

Janeiro – Cor Branca
conscientização sobre a saúde mental

“Há 20 anos, a campanha “Outubro Rosa”, de prevenção ao câncer de mama, iniciada nos Estados Unidos se expandiu e a mobilização ganhou a atenção de gente de todos os continentes.  A partir dessa campanha, outras vieram, pois percebeu-se a necessidade de conscientizar a população para prevenção às doenças e um calendário anual foi desenvolvido nas diferentes partes do mundo, o que não foi diferente no Brasil, onde associações através de um calendário de cores, organizam campanhas de esclarecimento e prevenção sobre determinadas doenças. A Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos, com base em indicação do calendário apresentado pelo Ministério Público, também faz a sua parte e mensalmente, colaboradores, voluntários e toda diretoria, trabalham na conscientização de quem, por razões diversas, se encontram em um dos hospitais ou diferenciados setores da instituição, sobre a importância da prevenção para uma vida saudável”.

 

       O presidente da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos, Ademir Pestana, autor do texto acima, evidencia que entre as atividades médico-hospitalares, se reveste de vital importância, a atenção para com a orientação no tocante à prevenção.

       Janeiro – Cor Branca“O mês de janeiro, representado pela cor branca na área da Saúde, concentra ações de conscientização sobre a saúde mental. O objetivo da campanha é mostrar a importância que cuidar da saúde não se restringe apenas à saúde do corpo. Cuidar da saúde mental, também precisa fazer arte do nosso dia a dia. A saúde da mente é fundamental para que tenhamos equilíbrio entre corpo e mente, ou seja saúde integral, especialmente no ritmo acelerado em que vive a maior parte da população mundial. Precisamos encontrar o equilíbrio entre o ser, estar e querer ser e querer estar”, ressalta Ademir Pestana, enfatizando que a maior prioridade de nossas vidas é a saúde, o viver bem, física e mentalmente e às vezes, a busca para esse equilíbrio está mais perto e ao nosso alcance, do que podemos imaginar.

       Concluindo, o presidente da Beneficência diz que a cor Branca, simbolizando o mês de janeiro, após dias de vida acelerada por parte das pessoas, para concluir em dezembro, tarefas que não conseguiu desenvolver o ano inteiro, nos sugere a paz, não apenas para o mundo, mas essencialmente para nós mesmos.

* Algumas organizações utilizam a cor verde, para ações voltadas à orientação sobre o Glaucoma e Câncer do colo do útero, e o verde piscina com ações contra o   Câncer cervical.

1 comentário em “Mente são, corpo são é a meta”

  1. Noemi Macedo

    Interessante a iniciativa de mensalmente orientar sobre as campanhas na área da saúde, com o objetivo de conscientizar colaboradores e todo tipo de público sobre prevenção às mais diferentes doenças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer falar conosco? Mande uma mensagem!
Fale com nossos setores
Fale com os setores através do WhatsApp