Missa com palestra de prevenção ao câncer de mama

Leitura do Livro dos Provérbios: 31,10-13.19-20.3031

A tradicional Missa da Saúde na Capela Santo Antônio, na Beneficência Portuguesa na última quarta-feira (26 de outubro) contou com mais uma ação diferencial, a palestra de prevenção ao câncer de mama, proferida pela oncologista Dra. Sueli Monterroso da Cruz.

Celebrada pelo Padre Gilson Prates, capelão da Beneficência, a Missa contou com a participação de pacientes em tratamento contra o câncer de mama que participaram da programação do Outubro Rosa, realizado no hospital.

Na homilia carregada de significados enaltecendo a força da mulher em busca da cura não apenas para as dores física, mas da alma, as leituras proferidas por pacientes e funcionárias do Serviço de Oncologia do hospital, deram o tom da emoção que tomou conta dos participantes.

Uma mulher forte, quem a encontrará? Ela vale muito mais do que as joias. Seu marido confia nela plenamente, e não terá falta de recursos. … Abre suas mãos ao necessitado e estende sua mão ao pobre. O encanto é enganador e a verdadeira beleza é; a mulher que teme o Senhor, esta sim, merece louvor. Proclamem o êxito de suas mãos, e na praça louvem-na por suas obras. Palavra do Senhor” trechos da segunda leitura do Livro dos Provérbios: 31,10-13.19-20.3031, uma mostra do incentivo às que lutam pela cura e não se deixam abater.

Palestra – Ao final da Missa, a fala da Dra. Sueli Monterroso, que já se tornou uma tradição no hospital, mais uma vez foi arrebatadora. De forma didática, a oncologista clínica da Beneficência Portuguesa falou sobre a importância da prevenção:

Outubro Rosa é de janeiro a dezembro, para lembramos também de outros tumores que acometem as mulheres. Temos que ser ativas porque a prevenção com relação a todas as metaplasias é a melhor conduta. A primeira vez que foi relatado o câncer de mama foi a mais de cinco mil anos no Egito e hoje, a gente continua tendo câncer de mama, apesar dos ganhos que temos em tratamentos, imagens e em procedimentos junto às pacientes” disse a especialista conclamando aos presentes a atentarem para a importância da prevenção.

Ao final da palestra, em meio aos aplausos, flores lhes foram entregues pelo presidente Ademir Pestana. Na sequência, mais um momento de emoção, quando o vice-presidente da Beneficência, Dr. Renato Luís Rodrigues Novaes, em nome da Diretoria, cumprimentou Padre Gilson, que em novembro próximo, assume a Paróquia Santa Cruz, deixando a capelania da Capela Santo Antônio, que será conduzida, a partir de então por outro sacerdote indicado pela Província Camiliana Brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer falar conosco? Mande uma mensagem!
Fale com nossos setores
Fale com os setores através do WhatsApp