Missa e procissão em louvor a Santo Antônio

Bispo Diocesano celebrará missa seguida de procissão em louvor a Santo Antônio na Sociedade Portuguesa de Beneficência

No próximo dia 13, a tradicional missa em louvor a Santo Antônio, que acontece anualmente na Capela da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos, neste ano será celebrada pelo Bispo Diocesano de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa. Após a liturgia, será realizada procissão em comemoração ao Dia de Santo Antônio, padroeiro da instituição.

A Missa, que além de louvar o padroeiro, comemora também, os 42 anos de fundação do Gassa – Grupo de Ação Social Santo Antônio (grupo de voluntárias da Beneficência), terá início às 9h, na capela que recebe o nome do santo. Ao final do ato litúrgico, terá início a procissão com a saída da imagem de Santo Antônio da capela, em direção à escadaria do terraço fronteiriço do Hospital em direção à Av. Bernardino de Campos para início do cortejo.

Trajeto – A procissão será no entorno da Beneficência, quadrilátero formado pela Av. Bernardino de Campos e ruas Monsenhor Paula Rodrigues, São Paulo e Joaquim Távora, passando em frente a vários setores da instituição hospitalar: Pronto Socorro, entrada do Hospital Santa Clara, Ambulatório, entrada de funcionários, Núcleo Infantil (unidade de ensino para filhos de funcionários), Serviço de Luto e Transportes, retornando ao Hospital Santo Antônio de onde saiu.

Após a procissão, o Gassa promove a tradicional chocolatada e distribuição de pãezinhos bentos, cujo significado forte e marcante, num costume simbólico, as pessoas presenteiam as outras para que coloquem dentro de potes com arroz ou farinha e, desta forma, segundo a tradição, nunca faltará comida na casa.

A Capela Santo Antônio fica no prédio principal (Hospital Santo Antônio) da Beneficência Portuguesa, na Av. Bernardino de Campos, 47, 1º andar, Vila Belmiro.