Missa em comemoração ao aniversário da Beneficência

Missa em comemoração ao aniversário da Beneficência

Nesta quinta-feira (21), a Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos completa 155 anos de fundação e a programação comemorativa começa às 9h, com Missa em Ação de Graças que será realizada na Capela Santo Antônio (1º andar do Hospital Santo Antônio – sede administrativa da Beneficência).

A ocasião é uma excelente oportunidade para apreciar detalhes da belíssima Capela Santo Antônio, em cujo altar principal, a imagem rara de Santo Antônio com o saco de pão no ombro, chama atenção. Essa imagem é objeto de pesquisa pois segundo informações, seria uma das cinco existentes na América Latina com o santo usando o saco de pão sobre o ombro.

Construída no início dos anos 30, a capela é uma mostra dos estilos neoclássico e colonial, com vitrais de origem portuguesa, com diferentes imagens de Santo Antônio, imagens e objetos de decoração que ‘enchem os olhos’ e ajudam na concentração para aumentar o poder das orações, a capela é uma referência à origem católica da instituição.

Além de Santo Antônio no altar-mor, mais quatro santos, cujas imagens foram recentemente restauradas: Nossa Senhora de Fátima, São José, Santa Isabel (rainha de Portugal) e Coração de Jesus, chamam a atenção. Entre os objetos de decoração, castiçais do início do século XX, lustre estilo neoclássico, anjos toucheiros esculpidos em gesso e a via sacra em quadros, além de pinturas religiosas, formam o acervo da capela, onde são realizadas missas aos domingos (9h) e às quartas-feiras à tarde (missa da saúde).

* A missa comemorativa aos 155 anos da Beneficência será celebrada pelo Padre João Bosco

Fotos: Mario Cardoso