Missa em louvor a Santo Antônio

Missa em louvor a Santo Antônio

A Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos realiza nesta quinta-feira (13), a tradicional missa em louvor a Santo Antônio, padroeiro da instituição.

DSCN3409A missa celebrada pelo padre João Bosco, será realizada às 10h, na Capela Santo Antônio, na Beneficência Portuguesa (Av. Bernardino de Campos, 47, 1º andar, Vila Belmiro). Após a missa, o Gassa – Grupo de Ação Social Santo Antônio, promove a tradicional chocolatada e distribuição de pãezinhos bentos.

Por ocasião da missa, os presentes poderão apreciar detalhes da belíssima capela Santo Antônio, cujas imagens foram recentemente restauradas.

A capela construída em 1930 (tombada pelo Condepasa), teve as 5 imagens que compõe o acervo sacro submetidas a processo de conservação pelo restaurador Leonardo Branco. As imagens de Santo Antônio, São José, Nossa Senhora de Fátima de Portugal, Santa Isabel e do Coração de Jesus passaram por limpeza com aspiração de poeira, tratamento da madeira, recomposição da camada pictórica, douramento e aplicação de verniz apropriado. Duas das cinco imagens (São José e Nossa Senhora de Fátima), esculpidas em madeira têm 1,60 de altura, fator que dificultou seu deslocamento dos altares (nichos) que ficam a 2,5 metros do piso, para o ateliê montado na entrada lateral esquerda da capela.

No altar principal, a imagem rara de Santo Antônio com o saco de pão no ombro direito, chama atenção. Com relação a essa imagem, a Beneficência Portuguesa encaminhou correspondência à Diocese solicitando informações sobre a existência e localização de outras com esse detalhe (saco de pão no ombro). Informações diversas, dão conta que existem apenas 6 imagens dessa no mundo.

Os vitrais (originais) da capela com diferentes imagens de Santo Antônio, também dão um belíssimo visual ao local. Em ensaio fotográfico realizado pelo fotógrafo Raimundo Rosa no local, mostra que o reflexo do sol das 11h15 de uma ensolarada manhã do mês de março oferece belíssimo espetáculo resultante do cruzamento dos raios de sol filtrados pelos quatro vitrais, refletidos no piso, no centro da nave.

Aniversário do Gassa – Neste Dia de Santo Antônio (13), o Gassa – Grupo de Ação Social Santo Antônio que agrega as rosinhas (grupo de voluntárias) da Beneficência Portuguesa, completa 38 anos de fundação. Integrado por 72 voluntárias, o Grupo presidido por Maria Inês Chancharulo Antunes, conta com a participação ativa de três fundadoras: Irene Gomes, Maria Aline e Maria Augusta Ferreira.