Missa na Beneficência Portuguesa – Capela Santo Antônio

Missa na Beneficência Portuguesa – Capela Santo Antônio

DSCN3431Neste domingo (3 de fevereiro), na tradicional missa realizada na Capela Santo Antônio, 1º andar do prédio principal da Beneficência Portuguesa de Santos, uma referência especial em intenção das centenas de vítimas da tragédia ocorrida na cidade de Santa Maria (Rio Grande do Sul), quando um incêndio tomou conta de uma casa noturna, lotada, especialmente de jovens.

A missa dominical realizada na Capela Santo Antônio, tem início às 9h, celebrada pelo Padre João Bosco. No local é celebrada também, Missa da Saúde na 1ª quarta-feira do mês.

Capela Santo Antônio – Aberta diariamente, a capela em homenagem a Santo Antônio, padroeiro da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos construída em 1930, teve recentemente suas imagens restauradas pela segunda vez. A primeira grande restauração aconteceu em 1999, coordenada pelo arquiteto Fernando Gregório de Oliveira e executada pelo restaurador Leonardo Branco.

A mais recente restauração das imagens aconteceu no segundo semestre do ano passado (2012), quando o restaurador Leonardo Branco, trabalhou nas cinco imagens que compõe a capela: Santo Antônio, São José, Nossa Senhora de Fátima, Santa Isabel e Coração de Jesus.

Além de oferecer ambiente propício à oração e/ou reflexão e elevação do pensamento ao Criador, a Capela Santo Antônio é um convite ao mergulho no mundo da religiosidade através de imagens, via sacra e decoração.

Mantendo em perfeito estado, elementos da construção (piso, altar, paredes, teto, lustre e vitraux) a capela, cujo altar mor e pavimento foram inaugurados em 13 de junho de 1930, é uma das referências à religiosidade dos fundadores da Sociedade Portuguesa de Beneficência e da própria instituição.

Raridade – A imagem de Santo Antônio esculpida em madeira portuguesa, no altar mor da Capela, chama a atenção não apenas pela preciosidade dos detalhes, mas também pela raridade do visual: Santo Antônio segurando o Menino Jesus, carrega atravessada no ombro, a sacola de pães. A raridade dessa imagem é alvo de pesquisa.


Serviço:
Capela Santo Antônio – Av. Bernardino de Campos, 47, 1º andar – Vila Belmiro (Canal 2). Missa aos domingos – 9h; 1ª quarta-feira do mês – 16h.

Texto: Assessoria de Imprensa – Noemi Francesca de Macedo
Foto: Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *