Nos 163 anos, a nova fase da Beneficência Portuguesa

ㅤO Hospital Beneficência Portuguesa comemora 163 anos e quem ganha o presente é a região. A programação comemorativa que se estende até o final de agosto, com certeza registrou (até o momento) seu ápice na última sexta-feira (19), quando foram realizadas celebrações muito significativas, Missa festiva e inaugurações, ocasião em que a Diretoria presidida por Ademir Pestana, recebeu entre os muitos convidados, autoridades civis e militares.

ㅤDurante a Missa em Ação de Graças celebrada pelo Padre Gilson Prates, o presidente da Beneficência, Ademir Pestana, emocionado, fez uma homenagem ao Dr. Mario da Costa Cardoso Filho que completou 50 anos de serviços médicos prestados ao hospital. A emoção do presidente contagiou os presentes, em especial o homenageado que é Diretor Técnico da instituição.

ㅤApós a missa aconteceu a inauguração da nova fachada do Hospital Santa Clara e dos acessos ao Pronto-Socorro e ao Serviço de Radioterapia. Com todas as frentes voltadas para a Rua Monsenhor Paula Rodrigues, as inaugurações representam o início da nova fase da instituição criada em 21 de agosto de 1859.

ㅤA Beneficência, na busca por excelência em atendimento e ampliação de suas unidades, destaca a fase de conclusão de um novo Pronto-Socorro Cardiológico 24h, na realidade um Centro Cardioneurovascular, com infraestrutura diferenciada para permitir mais agilidade em situações de urgência, cuja inauguração está prevista para dezembro próximo, em parceria com o Grupo AngioCorpore. Foi adquirido um Tomógrafo com Inteligência Artificial, único com um software exclusivo para o cérebro. Ampliados os serviços com a implantação de duas unidades em São Vicente, no Shopping Brisamar e na Rua Bernardino de Campos, 339 (TomoSantos), com consulta em diversas especialidades, e uma unidade de Oncologia Clínica no Litoral Plaza em Praia Grande.

ㅤForam abertos, totalmente reformulados e modernizados, 10 novos leitos de CTI, totalizando 38 leitos disponíveis para este setor. Reformuladas duas Alas de Internação (1ºD e 6ºH). Mais recentemente, também foi reestruturado o Serviço de Luto e novas ações estão em fase final de estudos.

ㅤAdemais, a Beneficência Portuguesa dá continuidade ao amplo programa de restauração no patrimônio tombado pelo Condepasa – Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (fachada e alguns ambientes internos do Hospital Santo Antônio, imóvel estilo neocolonial inaugurado em 1926), mantendo suas características originais, bem como outras edificações do hospital, como o Serviço de Luto, além de obras de arte e mobiliário que integram o acervo de reconhecido valor histórico e artístico da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos.

ㅤA Missa celebrada na Capela Santo Antônio contou com a participação de Coral regido pelo Maestro Teruo Oda e a cerimônia realizada à entrada do Pronto Socorro queregistrou o descerramento de placa referente às inaugurações, a apresentação da Banda Regimental de Música do CPI-6.

ㅤAlém da Diretoria Executiva presidida por Ademir Pestana e do Conselho Deliberativo do hospital presidido por Rivaldo Rodrigues Novaes Jr, também estiveram presentes às celebrações o Prefeito de Santos, Rogério Santos, o presidente da Câmara Municipal da Cidade, Adilson Júnior, Dr. Elber Alves Justo, presidente do CAMPS. Ainda, Dr. Mauro César Dinato, presidente da Fundação Lusíada, os médicos Mario da Costa Cardoso Filho e Sandro Dainez, respectivamente, diretores técnico e clínico, o gerente médico da Fleuri Melo e muitos outros profissionais da instituição. Também, representantes do Comando da Polícia Militar da região, de órgãos da área da Saúde ou a ela relacionados (de hospitais a planos de saúde), entre estes a Unimed por seu presidente, Dr. Claudino Guerra Zenaide, e representantes do setor cultural, clubes de servir e sindicatos.

Confira algumas fotos do evento.

Fotos/Divulgação/SPB