Novembro Azul – A saúde do homem

           A programação do Novembro Azul (campanha internacional que chama atenção para a prevenção ao câncer de próstata, a segunda doença que mais mata homens no mundo), na Beneficência Portuguesa é uma ação diária.

      Em função do Serviço de Oncologia, a instituição que atende pacientes de toda a região para tratamento nesse setor, tem como norma que a orientação sobre prevenção faz parte do trabalho das diferentes equipes. Por esta razão, de novembro a novembro, a conscientização a respeito da necessidade da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata e de outros males, está na pauta do dia.

          Em novembro, engrossando a campanha mundial, uma série de ações de conscientização sobre a importância da saúde do homem, reforçam a programação habitual. Neste ano, devido aos protocolos de prevenção à Covid-19, na impossibilidade de realizar palestras e outras ações reunindo os pacientes do Serviço de Oncologia e o público em geral, a programação do “Novembro Azul” na Beneficência,  até o momento está concentrada em algumas ações.

        Camisetas – A exemplo do que ocorreu na campanha Outubro Rosa, no mês passado, a Diretoria da Beneficência Portuguesa entregará aos pacientes do Serviço de Oncologia do Hospital, bem como aos funcionários, camisetas na cor azul (cor símbolo da campanha).

         Outras ações estão sendo analisadas, ressaltando sempre a importância da conscientização sobre a saúde do homem no geral, lembrando que a pandemia da Covid-19, não pode e não deve interferir nos tratamentos oncológicos.

         Serviço – Na Beneficência Portuguesa de Santos o Serviço de Oncologia funciona de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários: Quimioterapia, das 7h às 17h e na Radioterapia, devido à grande demanda, o atendimento está ocorrendo das 5h às 2h da madrugada, ou seja, cerca de vinte e uma horas, com equipamento desligando apenas para manutenção.

              Prevenção do diabetes – No mês de novembro, mais precisamente no dia 14, é celebrado o Dia Mundial do Diabetes, doença que segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) atinge mais de 16 milhões de brasileiros.

        O impacto da doença é tão preocupante que, em dia 31 de outubro do ano passado, foi sancionada a Lei 13.895, de 2019, que institui a Política Nacional de Prevenção do Diabetes e de Assistência Integral à Pessoa Diabética. Assim, o Novembro Azul, além de marcar o mês do combate ao câncer de próstata, também diz respeito à prevenção ao Diabetes.

       A lei estabelece a realização de campanhas de divulgação e conscientização sobre a importância e a necessidade de medir regularmente os níveis glicêmicos e de controlá-los.

       De acordo com especialistas, a incidência do diabetes pode ser o estopim para problemas como doenças cardiovasculares, insuficiência renal, perda da visão, alteração de sensibilidade nos membros inferiores, úlceras e amputações.

       Conclusão – Em novembro, como em qualquer outro mês, a palavra de ordem é o alerta à sociedade sobre a importância da prevenção e cuidados para com a saúde o ano inteiro, independentemente de gênero.

1 comentário em “Novembro Azul – A saúde do homem”

  1. boa tarde,
    Lendo a ATREVISTA deste domingo, vi o destaque oportuno sobre o NOVEMBRO AZUL., uma corrida preventiva pela vida.
    Concurso da frase ;

    Uma corrida preventiva pela vida, fui orientado pela minha santa esposa, companheira de 40 anos, e estou fazendo os
    exames e tratamentos do câncer de próstata, em recompensa, pretendo levá-la ao Parque Maeda.

    OBS: Tenho 72 anos, estou tratando pelo Hospital Ana Costa (meu convênio)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer falar conosco? Mande uma mensagem!
Fale com nossos setores
Fale com os setores através do WhatsApp