Os canais de Saturnino de Brito

Os canais de Saturnino de Brito

Saturnino de Brito vivido pelo ator Alex Cruz
Cena do filme “Os Canais de Saturnino” na Beneficência

No final do século XIX, a situação sanitária da cidade de Santos era precária. O lixo era jogado nas ruas e córregos. Não havia um sistema de esgoto encanado.

A cidade foi assolada por epidemias que começavam a avançar pelo interior do Estado de São Paulo, ameaçando a mão-de-obra (imigrantes) utilizada na lavoura do café, além de tornar maldito o principal porto de exportação do País.

Engenheiro Saturnino de Brito
Engenheiro Saturnino de Brito
A situação estava caótica e o governo estadual interveio na municipalidade, através de comissões para a realização de obras e campanhas, sendo nomeado como engenheiro-chefe da Comissão de Saneamento de Santos, o engenheiro Francisco Saturnino Rodrigues de Brito.

Essa é a síntese do documentário “Os Canais de Saturnino” filme com roteiro e direção de Carlos Oliveira, com apoio da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos, onde algumas cenas foram ‘rodadas’. O filme patrocinado pela Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS) conta a história da implantação dos canais de drenagem na cidade.

No documentário, cenas (filmadas na Beneficência Portuguesa) de Saturnino de Brito analisando o projeto e chegando à repartição onde trabalhava arduamente, para dar a Santos um novo destino, uma nova perspectiva e futuro. Com a obra desse engenheiro, Santos iniciava uma nova maneira de viver a partir de uma grande obra de engenharia, resolvendo grande parte dos diversos problemas de saúde pública. Saturnino projetou um sistema de esgotos e os canais de drenagem pluvial, dois sistemas sem ligações entre si, obra fundamental para o desenvolvimento da cidade nas primeiras décadas do século XX.

 Inauguração do Canal 1 (1907)
Inauguração do Canal 1 (1907)

O filme lançado em 14 de julho de 2010, teve mil cópias distribuídas às escolas municipais de Santos para que o trabalho do engenheiro Saturnino de Brito, efetivamente um grande inovador que projetou e colocou em pratica, uma das grandes marcas da cidade, os canais e o saneamento que se tornaram referências nacional e até mundial, dando início a chamada Engenharia Sanitária e Ambiental.

Beneficência Portuguesa (Canal 2) início da década de 1950
Beneficência Portuguesa (Canal 2) início da década de 1950

No último domingo (13), quando se comemorou o Dia do Engenheiro Sanitarista, muito pouco se falou sobre o carioca Saturnino de Brito, (1864 -1929) que planejou 9 canais para a cidade, sendo o primeiro (Canal 1), entregue em 1907 e o segundo (Canal 2), na Av. Bernardino de Campos, em 1910. O que significa que, em 1926, quando a Beneficência Portuguesa inaugurou sua segunda e atual sede, no quarteirão identificado pelo número 47 dessa avenida, o canal em frente ao prédio, há 16 anos já tinha amenizado as enchentes corriqueiras na região.

O filme “Os Canais de Saturnino”, com o ator Alex Cruz, foi produzido pela Phanton Comunicação, com apoio da *Sociedade Portuguesa de Beneficência, Sabesp, Museu do Café, Monte Serrat, Antiquário Castelinho e Pinacoteca Benedicto Calixto, além do apoio institucional da Prefeitura de Santos.

Saturnino de Brito vivido pelo ator Alex Cruz
Saturnino de Brito vivido pelo ator Alex Cruz

*Nas cenas rodadas na Beneficência Portuguesa é possível observar o piso original (ladrilho hidráulico) do corredor principal da área administrativa da instituição e móveis de época (final do século XIX).

Fotos: Arquivo: Beneficência Portuguesa, Espaço Aberto, Site novo Milênio e Spectra Vídeo