Outubro Rosa: Alunos da UME “Alcides Lobo Viana” doam lenços às mulheres em tratamento de câncer de mama na Beneficência

Outubro Rosa: Alunos da UME “Alcides Lobo Viana” doam lenços às mulheres em tratamento de câncer de mama na Beneficência

De repente, o silêncio foi interrompido por um vozerio vindo do salão nobre, se espalhando pelos corredores, invadindo as salas administrativas alterou a rotina da Sociedade Portuguesa de Beneficência, que viveu nesta terça-feira (21), um dia especial. A instituição recebeu a visita de alunos das salas de Pré da UME “Dr. Alcides Lobo Viana”.

147Os alunos com idade entre 5 e 6 anos, acompanhados de professoras, foram à Beneficência para a entrega de cem (100) lenços e echarpes arrecadados durante a Campanha ‘Outubro Rosa’ desenvolvida pela escola. Todo o material entregue pelos estudantes destina-se à pacientes em tratamento de câncer de mama na instituição.

A campanha na escola com o objetivo de conscientizar, desde cedo, os estudantes sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento de câncer, e principalmente, a importância da solidariedade, segundo as professoras presentes à visita, teve na funcionária Marlene Belli Castanhá, a idealizadora da ação. Duas mascotes, as bonecas Titinha e Alcidinha, criadas por Marlene, ambas com lenço na cabeça, representando duas pacientes (uma adulta e outra criança) em tratamento, rapidamente conquistaram a comunidade escolar e facilitaram o teor didático passado às crianças. A campanha na Escola Lobo Viana começou em setembro com o envio de cartinhas às mães e aos poucos, toda a comunidade escolar foi envolvida.

150A visita aconteceu em dois períodos: uma turma pela manhã, acompanhada da orientadora educacional Marise Veiga, das professoras : Isabel Helena Nascimento, Cristiane Domingues e Sônia Aparecida de Assis e da inspetora de alunos Maria Judite Santos; a turma da tarde esteve acompanhada da coordenadora Luciana Arruda C. Rodrigues, das professoras Evlin Damen e Renata Botelho Gomes e da porteira Marlene Belli Castanhá que deu início a campanha na escola.

Emoção – Recebidos por funcionários da Administração, do Serviço de Quimioterapia e do Departamento de Enfermagem, os alunos independentemente da pouca idade, deram uma lição de solidariedade ao entregar os lenços às pacientes em tratamento, que naquele ato representavam inúmeras outras mulheres em tratamento de câncer de mama na Beneficência Portuguesa e em outros hospitais.

Eles ouviram atentamente, no período da manhã, as palavras da psicóloga Maria Rita Corrijo Rodrigues sobre o significado da rosa, (flor e cor) símbolo do câncer e a importância do lenço para as mulheres que em tratamento, devido à forte medicação perdem os cabelos, e como elas reagem com a ajuda da família e de amigos, recuperando a saúde e consequentemente, os cabelos. No período da tarde, acompanharam a explanação da jornalista Noemi Macedo sobre o tema.

Presentes àqueles momentos (manhã e tarde) inesquecíveis, mulheres que tiveram câncer de mama e estão em tratamento, algumas já recuperadas, compartilhando da emoção que atingiu seu ápice quando receberam o abraço coletivo recheado de pureza e energia positiva emanadas dos pequenos visitantes.

Entre os presentes, estiveram representantes do Gassa – Grupo de Ação Social Santo Antônio (as ‘rosinhas’ voluntárias da Beneficência) e .integrantes do GAPC – Grupo de Apoio a Portadores de Câncer ( núcleo de Santos).

*A UME “Dr. Alcides Lobo Viana”, localizada na Av. Senador Pinheiro Machado, 606, bairro Marapé, foi fundada em 29 de maio de 1995, e atende crianças em classes de Educação Infantil, Maternal II, Jardim e Pré-Escola. A diretora da escola é Lilian Gouveia Pitta Rodrigues.

(Fotos: Divulgação/SPB)