OUTUBRO ROSA – Conversa no banco rosa choque

A “Roda de Conversa” com especialistas em Oncologia, Psicologia e em Nutrição, na manhã desta terça-feira (5), abriu a programação do “Outubro Rosa na Beneficência Portuguesa – Um toque pela vida”.

Com a plateia formada em sua grande parte por mulheres, umas em tratamento no Serviço de Oncologia, outras colaboradoras do hospital, e também visitantes e uns poucos representantes do sexo masculino, mas não menos interessados em conhecer mais sobre o tema, Ademir Pestana, presidente da Beneficência foi o responsável pela abertura do evento. Ele falou sobre a importância do Outubro Rosa e da adesão de todas as equipes da instituição às ações programadas para fortalecer a campanha.

Na sequência, a oncologista e radioterapeuta Herbeni Cardoso Gomes, fez uma breve explanação sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama, e sentada em um banco cor de rosa choque ao lado da também oncologista, Dra. Sueli Monterroso da Cruz, abriu espaço para as perguntas da plateia.

Noutro banco, também rosa choque, a psicóloga Renata Reis e a nutricionista Mônica Martins de Oliveira Lopes, esclareceram dúvidas e deram dicas, de como lidar com a ansiedade e como ter uma alimentação saudável, entre outras orientações.

De repente, a Roda de Conversa se tornou um bate papo entre amiga(o)s as dúvidas foram sendo esclarecidas, vivências foram relatadas e o aprendizado se fez com a troca de experiência de pacientes e/ou especialistas, envolvendo a todos, incentivando, inclusive a plateia masculina a se manifestar. Ao final, a certeza de que o Outubro Rosa deve ser campanha diária e que a troca de experiência é necessária para manter o equilíbrio emocional para enfrentamento, não apenas do câncer de mama, mas de qualquer outra doença.

Entre os presentes, os diretores da Beneficência, Maria de Lourdes dos Santos, Carlos Alberto Limas, Dr. Mario da Costa Cardoso Filho (Diretor Técnico) e a presidente da ONG Amigas do Peito de Bertioga, Shirley Bezerra Frasão.

Legendas:

Oncologistas Herbeni e Sueli de um lado, psicóloga Renata e nutricionista Mônica do outro, todas em bancos rosa choque e ao centro, o presidente Ademir Pestana

Ademir Pestana fez a abertura da Roda de Conversa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *