Outubro Rosa – Emoção à flor da pele (Parte III)

Durante todo o mês de outubro, a emoção aliada à conscientização sobre a importância da prevenção com relação ao câncer de mama e ainda à preciosidade em forma de solidariedade se fez presente em todos os setores da Beneficência Portuguesa fortalecendo a campanha Outubro Rosa.

E no encerramento da programação não foi diferente, a emoção agitou os corações e fez olhos transbordarem lágrimas de alegria e agradecimento pela vida. A Missa da Saúde com palestra sobre Prevenção ao Câncer de Mama, foi o toque que faltava para coroar a campanha. A fé, a religiosidade e o compromisso para com a saúde e consequentemente para com a vida, marcaram a Missa celebrada pelo Padre Gilson Prates e a palestra proferida pela oncologista Sueli Monterroso da Cruz, na Capela Santo Antônio.

Quem encontrará uma mulher forte, que vale mais que joias, que estende aos mãos ao trabalho, aos necessitados … O encanto é enganador … a verdadeira beleza é a mulher que teme o Senhor, esta sim merece louvor … proclamem o êxito de suas mãos. Proclamem o êxito de suas mãos e na praça louvem-na por suas obras”

A junção de alguns provérbios bíblicos proferidos durante a Missa Especial da Saúde, parece ter sido criada para aquelas mulheres fortes que mesmo diante do sofrimento causado pelo câncer de mama, não esmoreceram, não se abandonaram e nem abandonaram seus entes queridos, suas vidas, e corajosamente não desistem do tratamento no enfrentamento da doença. O celebrante, Padre Gilson, dirigiu-se especialmente a estas mulheres, mas também aquelas e aos homens que as apoiam e lhes prestam solidariedade, ressaltando o agradecimento a Deus “por não estarmos sozinhos”.

Uma luta contínua – Na breve palestra sobre prevenção ao câncer de mama, a oncologista Sueli Monterroso, fez um histórico sobre a luta contínua contra o câncer detectado pelos egípcios 2.600 anos antes de Cristo. “Passados tantos séculos, a prevenção continua sendo o maior aliado na luta contra a doença e em se tratando do câncer de mama, a mulher precisa ter o conhecimento do seu corpo e o autoexame da mama é importantíssimo. Cerca de 90% das minhas pacientes é responsável pela detecção de uma anormalidade no seio, porque só a partir disso é que a maioria procura o médico” disse a especialista que discorreu sobre fatores que enriquecem a prevenção como a prática de exercícios, alimentação saudável e outros cuidados além da necessária consulta médica. Lembrou a oncologista que o avanço da Ciência continua possibilitando novos tratamentos, mas prevenção é essencial.

Com a Missa que teve leituras realizadas por mulheres em tratamento do câncer de mama e com a palestra sobre prevenção, seguido de um coffee break, a Beneficência encerrou a programação oficial do Outubro Rosa iniciada em 5 de outubro, com diversas ações, entre elas Roda de Conversa com oncologistas, psicólogos e nutricionistas; música, oficinas voltadas para o embelezamento e bem estar das mulheres em tratamento no Serviço de Oncologia do hospital, lançamento do clipe Outubro Rosa e Desfile da Superação com a participação de modelos lindas e pra lá de especiais (mulheres em tratamento do câncer de mama), além de depoimentos e histórias de vida e foco na cura do câncer.

Ao final da programação, o presidente da Beneficência, Ademir Pestana, após agradecer a participação dessas mulheres guerreiras na campanha, lembrou a todos, que o Outubro Rosa, no hospital acontece todos os dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *