Outubro Rosa – Plenitude – Parte 5

Uma ação para elevar a autoestima

Doação de cabelos e perucas , uma ação para elevar a autoestima de mulheres e crianças que em consequência do tratamento contra o câncer sofreram queda total dos cabelos.

Como é evidente que a autoestima faz toda a diferença durante o tratamento, na programação do Outubro Rosa 2022 da Beneficência, a sensação de plenitude de pessoas que atenderam ao chamado à solidariedade e de quem foi agraciado foi contagiante.

Logo cedo, a unidade móvel da Cabelegria, ONG que arrecada cabelos, confecciona e distribui perucas para pacientes com câncer, estacionou no jardim da Beneficência Portuguesa e a seu lado, de imediato, um salão de cabeleireiro foi montado pela Casa 67-Complexo de Beleza. O Veículo da ONG de lateral transparente deixava à mostra várias perucas. Cabelos de diferentes cores (preto, castanho, loiro, acaju, colorido) e tamanhos.

Colaboradores da Beneficência, da Cabelegria, do Sicoob – Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (empresa que patrocina programa de capacitação de costureiras da ONG Cabelegria) na expectativa… que durou muito pouco.

Plenitude/perfeição – De repente uma jovenzinha de 7 anos acompanhada de sua mãe, curiosa, quis saber o que significava aquela movimentação. Ao tomar conhecimento disse que gostaria de cortar e doar parte de seus longos cabelos. Sua mãe concordou e o sucesso da ação estava garantido pois logo chegava mais uma pessoa de longa cabeleira, mais outra, e assim foi até às 13h, quando a ação foi encerrada com a presença de uma emocionada paciente em busca de uma peruca.

Era outra jovenzinha de 7 anos, cujo sorriso ao experimentar qual peruca melhor lhe assentava, emocionou a todos os presentes e ficou a certeza de que a plenitude do gesto (doação do cabelos) era de forma indireta, responsável pela perfeição do sorriso de felicidade de quem recuperava a autoestima ao receber uma peruca.

Funcionários da Beneficência se juntaram às pessoas dos mais diferentes pontos da cidade e até de outros municípios para o gesto de solidariedade. Ao doar seus cabelos, recebiam um belo corte realizado pelas mãos ágeis dos profissionais da Casa 67-Complexo de Beleza, um dos grande parceiros do hospital no Programa de Humanização.

Aproveitando a ação no hospital, a equipe da *Cabelegria que reuniu costureiras e familiares, estava feliz não apenas pelo sucesso da parceria, mas também por realizar o sonho de algumas mulheres. Grande parte da equipe nunca tinham visto o ‘mar santista’ e à frente dele esteve, alguns, inclusive, molhando os pés, realizando outro sonho.

*Cabelegria arrecada cabelos, confecciona e distribui perucas para pacientes com câncer via Correios (para o Brasil e outros países) e por meio de Bancos de Perucas (itinerantes e fixos). Todo o processo é gratuito. Contatos: Tel: 11- 3241 5795e-mail: cabelegria@gmail.comsite: www.cabelegria.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer falar conosco? Mande uma mensagem!
Fale com nossos setores
Fale com os setores através do WhatsApp