Pacientes devem manter tratamentos

Levantamentos das Sociedades Brasileiras de Patologia e de Cirurgia Oncológica apontam que número significativo de pacientes em tratamento tem cancelado procedimentos não urgentes, como exames, consultas e até cirurgias. O mesmo ocorre com pacientes com outras doenças ou sintomas, que não procuram atendimento em hospital, pronto socorro ou clínica, por medo de contaminação pelo novo coronavírus.

Dra. Herbeni elogia pacientes do Serviço de Oncologia que não interromperam o tratamento devido a pandemia da covid-19

Para surpresa e satisfação da radioterapeuta Herbeni Cardoso Gomes, que ressalta a importância de pessoas com doenças crônicas não interromperem tratamento durante a pandemia, enquanto pacientes que tratam de outros tipos de problemas permanentes evitam unidades de saúde, com receio da disseminação da covid-19, o Serviço de Oncologia da Beneficência tem mantido seu atendimento praticamente normal.

“O Serviço de Oncologia (Radioterapia e Quimioterapia) da Beneficência Portuguesa tem mantido o atendimento, praticamente normal. Nesse momento de pandemia a grande maioria dos pacientes não interrompeu o tratamento. São raras as ausências” informa Dra. Herbeni

E quanto aos novos pacientes, como em qualquer ocasião, segundo a especialista “São atendidos e têm tratamento iniciado como de costume, ou seja, imediatamente, pois não podemos esquecer que apesar da mudança de hábitos causada pela Covid-19 as pessoas que tratam de um câncer têm sempre prioridade”.

Continuando, a médica diz que é de se elogiar que os pacientes cumpram a agenda do tratamento comparecendo ao Serviço de Oncologia usando máscaras e mantendo o distanciamento dos demais presentes na sala de recepção, como determinam os protocolos desenvolvidos pelo Ministério da Saúde e pelo próprio hospital.

Dra. Herbeni Gomes destaca que os pacientes seguem, inclusive, orientação da equipe de colaboradores (funcionários) do setor que a exemplo de todos os demais departamentos da Beneficência, tomam os devidos cuidados, seguindo rígidas convenções colocadas em prática pela direção do hospital para o enfrentamento à pandemia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer falar conosco? Mande uma mensagem!
Fale com nossos setores
Fale com os setores através do WhatsApp